Saúde do couro cabeludo

Hidratação dos cabelos – Parte 1

Mitos e verdades

01/10/2015 por Eduardo Motta

Hidratação dos Cabelos
Hidratação dos Cabelos

01/10/2015

Hidratação dos cabelos – Parte 1

Mitos e verdades

por Eduardo Motta

0

Olá, eu sou o Eduardo e quero conversar com você sobre hidratação. Você sabia que o termo “hidratação nos cabelos” está hoje, infelizmente, muito mal-interpretado e corrompido? Para você entender melhor, nesta primeira parte falarei mais da diferença entre hidratação e nutrição e o que a mesma pode fazer ou não por você!

Atualmente, escuto falar muito a respeito do termo hidratação para os cabelos, com promessas de potencializar o crescimento, engrossar os fios, eliminar as pontas duplas ou até mesmo realizar esses procedimentos de hidratação com o intuito final de alisar.

Primeiramente, quando utilizamos este termo “hidratação” estamos nos referindo à adesão ou retenção de partículas de água em alguma estrutura apenas, seja ela no couro cabeludo ou a haste capilar. É importante frisar que este procedimento quando administrado com o produto certo e adequado e de forma correta, leva a resultados satisfatórios que são alcançados com produtos cosméticos sem ativos para a mudança na forma visual dos fios, ou seja, antes de realizar o procedimento pergunte ao profissional que o conduzirá, qual o mecanismo de ação dos ativos presente nos produtos porque hidratação não pode arder o olho ou provocar inflamação no couro cabeludo e muito menos alisar. Saiba, que se isso acontecer com você, provavelmente podem ter colocado algo em seu cabelo que está fora da proposta pedida e que existe a possibilidade de também ter sido utilizada algum tipo de composição proibida hoje pela lei na ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e que pode comprometer tanto o seu cabelo como o seu couro cabeludo.

Existe também uma diferença de resultados e interpretação. Hidratação, como já mencionado, antes de mais nada tem a função principal de reter água, mas quando falamos de nutrição capilar estamos falando de reposição de aminoácidos, lipídios e proteínas essenciais para uma boa saúde capilar. Para isso, o profissional que executará o procedimento, deve adequar o mesmo mediante o cenário de necessidade. A composição de produtos para determinados procedimentos pode variar e seus resultados são diferentes. Dentre vários, vou citar alguns que pela prática, tenho obtido bons resultados. São eles:

  • Hidratação Potencializada com Óleos Essenciais; • Nutrição Capilar;
  • Óleo Vegetal com Óleo Essencial;
  • Nano Reconstrução;
  • Fotopolimerização com LED AZUL, dentre outros.

Nos dias atuais, o profissional da beleza que também está ligado à saúde precisa conhecer bem os produtos com os quais trabalha e também conhecer um pouco de química básica, para que ele possa escolher seus produtos e adequar os procedimentos (às necessidades dos seus cabelos e couro cabeludo) da melhor forma possível :)

Continue nos acompanhando em Hidratação dos Cabelos – Parte 2