Saúde do couro cabeludo

O que é dermatite no couro cabeludo?

Confira as causas, significados e tratamento!

01/10/2015 por Drª Anaflávia Oliveira

O que é dermatite no couro cabeludo?
O que é dermatite no couro cabeludo?

01/10/2015

O que é dermatite no couro cabeludo?

Confira as causas, significados e tratamento!

por Drª Anaflávia Oliveira

0

O termo “dermatite” significa inflamação na pele (vermelhidão, edema associado a ardor ou prurido). Alguns pacientes chegam ao meu consultório dizendo, “Dra., tenho uma dermatite aqui, veja… O que eu posso fazer?”. Parece uma pergunta simples, mas não é. E acho que a maioria dos dermatologistas irão concordar comigo, não é mesmo pessoal?! Esse é um dos diagnósticos mais desafiadores que temos. E sabe por que? A dermatite no couro cabeludo é apenas um sinal clínico, ou seja apenas uma manifestação da pele, que está inflamada. Para aliviar o desconforto do paciente, prescrevemos de imediato ativos anti-inflamatórios e cicatrizantes para a pele do couro cabeludo. Mas, qual a causa? Eis a questão. E é disso que gostaria de falar hoje.

folyic-blog-anaflávia-oliveira-dermatite-couro-cabeludo-imagem-inflamação

“Já que não podemos ser enciclopédicos e saber tudo que há para saber de todas as coisas, devemos saber um pouco de cada coisa” PASCAL

As causas das dermatites do couro cabeludo para não dizer que são infinitas, são no mínimo, milhares. E aí está o grande desafio: descobrir a causa.  Veja as principais causas de Dermatites do Couro Cabeludo e perceba que para cada grupo que citei, há uma imensidão de causas.

folyic-blog-anaflávia-oliveira-dermatite-couro-cabeludo-imagem-tabela02-dermatites

É esse o papel do médico diante um paciente com dermatite: ser um investigador que fica ali atento aos mínimos detalhes que passam despercebidos por muitos. É necessário pedir exames de sangue, testes de contato como os de bateria padrão e cosméticos. Mas, é importante salientar que nem sempre conseguimos detectar o alérgeno nos exames laboratoriais disponíveis e, nestes casos, a anamnese cuidadosa e detalhista é indispensável.

folyic-blog-anaflávia-oliveira-dermatite-couro-cabeludo-imagem-tabela-teste-contato-alérgico

Teste de contato alérgico – algumas das substâncias testadas. dados do grupo brasileiro de dermatite de contato (gbedc)

Mais do que iniciar o tratamento para alívio dos sintomas, busquemos as causas, pois dependendo da causa, conseguimos evitar as tão famosas recorrências que podem se tornar até persistentes.

Para quem gosta ir mais além e saber o significado psicossomático da dermatite do ponto (ou seja das emoções que refletem no corpo), as dermatites em geral, significam problemas de relacionamento afetivo, cada uma com suas particularidades. O mecanismo como isso ocorre é estudo da psico-neuro-endócrino-imunologia (PNEI), área que venho me dedicando e estudando há algum tempo por saber que as questões emocionais podem influenciar de forma positiva ou negativa nosso corpo. Busquemos fazer as pazes e doar o nosso amor incondicional para aquela pessoa que tanto nos ama e que amamos.

Um abraço fraterno e fiquem com Deus!

 

Referências Bibliográficas:

  1. Psiconeuroimunologia – A relação entre o sistema nervoso central e o sistema imunológico. Rev. Bras. Psiquiatr. Vol.26, no.3, São Paulo, sept. 2004.
  2. Webster JI, Tonelli L, Sternberg EM. Neuroendocrine regulation of immunity. Annu. Rev. Immunol. 2002; 20:125-63.
  3. Tratado de dermatologia Fitzpatrick, Irvin Volume 1, 5 edição.