Beleza dos fios

Tratamento para cabelos danificados

Como detectar e o que fazer?

01/10/2015 por Amanda Barbeito

Tratamento para cabelos danificados
Tratamento para cabelos danificados

01/10/2015

Tratamento para cabelos danificados

Como detectar e o que fazer?

por Amanda Barbeito

0

Oi pessoal, tudo bem?

Quando pensamos em um cabelo bonito e saudável não podemos negar que muitas vezes acabamos lembrando de certas receitas mirabolantes para cremes, não é mesmo? Aquelas que acabam sendo passadas pelo boca-a-boca a respeito de como deixar um cabelo hidratado… Mas, será que é isso mesmo?
Pensando nisso, achei interessante abordar esse tema, no intuito de deixar claro o que envolve uma hidratação capilar do fio de cabelo (não estamos falando de couro cabeludo, ok?). Desta forma, desvendamos mitos e verdades sobre este assunto que merece uma atenção especial 😉

A aparência do cabelo de uma pessoa depende do estado da cutícula do fio de cabelo e das condições do córtex, o qual contém 80% da fibra capilar. Quando a cutícula está danificada (pelo rompimento de escamas, por exemplo), o cabelo fica áspero ao contato e sem brilho.

E como saber se o cabelo está mesmo danificado?

Os sinais mais comuns são:

  • Alterações da cor;
  • Ressecamento;
  • Falta de brilho;
  • Indisciplina (fios “elétricos” gerando maior frizz e “rebeldia”);
  • Resistência (dificuldade para pentear);
  • Aspereza;
  • Quebra;
  • Suscetibilidade aos fatores ambientais;
  • Sensibilidade a produtos químicos

Veja porquê e como hidratar os fios de cabelo

A finalidade da hidratação capilar é selar a cutícula do cabelo (parte externa da fibra) e proteger o córtex (parte interna), equilibrando o nível de água e reduzindo a eletricidade estática. Este procedimento feito de forma correta, melhora a textura do fio. A superfície fica mais homogênea reforçando o brilho e o aspecto natural.

Para nos ajudar nesse processo temos as máscaras de hidratação que têm por objetivo a reposição da oleosidade, a emoliência e a amenização do aspecto e textura inadequada. Segundo o que os especialistas Gomes e Gabriel colocaram no ano de 2013, essas máscaras neutralizam os fios formando um filme lubrificante sobre a fibra, selando a cutícula do cabelo. Esse filme protetor que se faz em torno da fibra que chamamos de hidratação, apenas diminui a perda de água pelos cabelos e, consequentemente, evita a desidratação. Geralmente, essas máscaras apresentam componentes essenciais como o ácido PCA-Na, glicerina, pantenol entre outros, com alto poder umectante/hidratante o que diminui a carga negativa que leva ao frizz. Ou seja, o filme protetor é o responsável por deixar o cabelo macio, soltinho e sem frizz. Outro agente importante é o ácido glutâmico que controla o pH dos fios. É necessário ter cuidado com óleos e manteigas, pois caso não sejam aplicados corretamente, dão aparência de peso e engorduramento dos cabelos. A aparência não ficará muito boa não!

RECEITA DE HIDRATAÇÃO PARA OS CABELOS CASEIRA COM AÇÚCAR É:

MITO!

Vocês acham mesmo que o AÇÚCAR é capaz de fazer algo relacionado a isso?

Segundo algumas clientes e blogueiras, o açúcar é uma superhidratação caseira… A receita delas contém 2 colheres de sopa de açúcar refinado (ou 1 colher de sopa de açúcar mascavo) e 3 colheres de sopa de máscara de hidratação. Na composição do açúcar temos somente a sacarose que é composta por glicose + frutose, não tendo nenhum tipo de efeito na fibra capilar, pois este dímero é grande demais para ultrapassar a cutícula. A melhora neste caso, é mérito da máscara e não do açúcar, ok?

RECEITA DE HIDRATAÇÃO PARA OS CABELOS CASEIRA COM BABOSA É:

VERDADE!

Outra hidratação superinteressante que todos já devem ter ouvido falar, é uma das receitas da Vovó para ter cabelos hidratados e brilhantes que certamente envolvia a BABOSA.

Esta planta, que também é conhecida como Aloe Vera, é um dos mais poderosos ingredientes para produtos que tratam os fios! Rica em aminoácidos, minerais e vitaminas A, C, E e do complexo B, a BABOSA possui propriedades nutritivas e regenerativas.

Nossas avós são tão demais, que as hidratações caseiras que elas faziam, são as que realmente têm os resultados mais benéficos para a fibra :)

Espero que tenham gostado!

Um beijo da Amanda 😉

 

Referências Bibliográficas:

  1. RAMOS, A.P.; PIMENTEL, L. C.; Ação da babosa no reparo tecidual e cicatrização; Brazilian Journal of Health v. 2, n. 1, p. 40-48, 2011.
  2. Uso da Tecnologia Cosmética no trabalho do profissional cabeleireiro, Gomes, 2006.
  3. Mais jovens a cada dia, Sônia Corazza, 2005.