Beleza dos fios

Cuidados com os cabelos na praia e produtos ideais

6 Dicas para os cabelos no Verão

04/12/2015 por Amanda Barbeito

folyic-blog-amanda-barbeito-cabelos-no-verão-imagem-capa
folyic-blog-amanda-barbeito-cabelos-no-verão-imagem-capa

04/12/2015

Cuidados com os cabelos na praia e produtos ideais

6 Dicas para os cabelos no Verão

por Amanda Barbeito

0

Passar pelo Verão com os cabelos sempre lindos e hidratados é sem dúvida uma das tarefas mais difíceis que existe! Praia, piscina, Sol… E os fios ficam expostos a muitos fatores que os deixam quebradiços e secos, e, por isso, é preciso ter um cuidado extra com eles! Todo mundo gostaria de ter um cabelo incrível no verão certo? Então confira algumas dicas que preparamos para vocês cuidares dos fios nesse período tão difícil do ano.

Nas tardes de Verão marcadas pelas altas temperaturas e Sol forte, nada melhor do que se jogar em um banho de piscina geladinho para refrescar o corpo e a mente. Nos meses mais quentes do ano, é comum aproveitar as maravilhas que o Verão tem para oferecer. Porém, junto com ele, surgem algumas preocupações que exigem cuidados a mais para manter os fios sempre saudáveis. Assim como a água do mar pode prejudicar a estrutura dos cabelos, é sabido também, que o cloro da piscina em nada combina com fios bonitos, fortes e resistentes. E essa é uma realidade que não faz apenas parte do Verão na rotina de algumas pessoas… Quem pratica natação, hidroginástica, nado sincronizado, pólo aquático e esportes na piscina também sofre com os males que o cloro acarreta nos fios.

“Então o que tenho que fazer?”. “Meu cabelo está condenado sempre que eu entrar em uma piscina?”.

NÃO! Para isso, elaboramos algumas dicas importantes que te ajudarão a driblar os efeitos nocivos do Sol, cloro e água do mar. Confira!

  • Kit “SALVA-VIDAS” dos cabelos: Começamos investindo em um kit com xampu, condicionador e máscara de tratamento de uma linha específica para o Verão. Esses produtos contêm protetor solar e são ricos em vitaminas e emolientes essenciais para proteção dos cabelos. Não se esqueça de checar qual é o mais indicado para o seu tipo de cabelo (seco, oleoso ou normal).
  • Cabelos protegidos: Use um bom leave-in. Aplicado após o banho, ele forma uma película no fio e ajuda na proteção. Os produtos líquidos são para cabelos oleosos; os em creme são mais indicados para quem tem cabelo seco. Quem tem cabelo com couro cabeludo oleoso e pontas secas também pode usar o creme, mas longe das raízes. Eu adoro os líquidos, e uma boa dica é: entrou na piscina? Aplique. Saiu da piscina? Aplique de novo! Para o mar, você pode seguir a mesma regra. Parece ser chato mas essa proteção é muito importante!
  • Dica dourada: Fique sempre atenta com os cremes leave-in com filtro solar. Nessa época do ano, é bem fácil encontrar esses cremes em farmácias, perfumarias e até no supermercado! Não é comprovado ainda, mas alguns dizem ter Fator de Proteção Solar (FPS) de até 18.
  • Água preciosa: Na medida do possível, sempre enxágue os fios com água normal após um mergulho no mar ou piscina. Se não tiver uma ducha por perto, use uma garrafinha de água mineral. Muitas vezes as águas, tanto de piscina quanto de mar, podem conter metais pesados por contaminação ou não (já que isto pode ocorrer por desequilíbrio na Natureza). Esses elementos encontram-se como cátions dispersos na água, e por apresentarem cargas positivas, são atraídos pelos cabelos. Para conseguir removê-los, é necessário utilizar alguma substância ou composto de carga negativa, como surfactantes aniônicos ou até mesmo água.
  • Limpeza e proteção: Se você passar muitos dias na praia ou mesmo curtindo uma piscina, use um xampu antirresíduos uma vez por semana para limpar bem o cloro e o sal. É chocante, mas este é o efeito do cloro nos fios:
    Efeito do cloro nos fios de cabelo. Fonte: desconhecida

    Efeito do cloro nos fios de cabelo. Fonte: desconhecida

    Assim, é muito importante proteger ao máximo os cabelos da ação do cloro e utilizar um creme ou leave-in com compostos capazes de enluvar ou encapar os fios. Os óleos vegetais são uma ótima opção. Eu, particularmente, prefiro utilizar um leave-in com óleos vegetais e silicones insolúveis em água. Os silicones insolúveis não acrescentam nada de mais aos cabelos, mas o fato deles encaparem os fios e serem resistentes à água já serve como uma ótima proteção. Não utilizo nenhum produto lotado de silicones, mas gosto deles em moderadas quantidades como proteção contra o sal do mar e o cloro da piscina.

  • A “UTI” dos fios: Em último caso, quando voltar e não tiver mesmo o que fazer, parta para a cauterização no salão. A cauterização é um processo de recuperação rápida dos fios danificados, extremamente secos, quebradiços ou tingidos. Muitas vezes apelidada de “UTI dos fios” ou “plástica dos cabelos”, é um tratamento intensivo de rápida ação que evita a perda de nutrientes e outras vitaminas dos fios. Caso os seus fios estejam bem quebrados, pode ser uma ótima opção; caso contrário, eles poderão sofrer o efeito rebote, ou seja, ficarem ainda mais endurecidos devido à grande quantidade de nutrientes e proteínas em sua composição. Para evitar esse inconveniente, atente-se para a composição dos produtos que utiliza nos cabelos e faça os procedimentos sempre com um bom profissional após a avaliação da sua haste capilar!

Gostou das dicas? Então agora, você não tem mais desculpas para deixar de curtir o Verão com medo de estragar os cabelos. Com cuidados básicos e diários como esses, seus cabelos estarão seguramente saudáveis no Verão!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  1. ROBBINS, CLARENCE. Chemical and Physical Behavior of Human Hair. 5th edition, 724p. 2012.
  2. ROBBINS, CLARENCE. The cell membrane complex: Three related but different cellular cohesion components of mammalian hair fibers. J. Cosmet. Sci., v.60, p.437-465, 2009
  3. JOHNSON, D.H. Hair and Hair Care. Cosmetic Science and Technology Series. V.17, 369p. 1997