Beleza dos fios

Cuidados e Dicas para Cabelos Loiros, Descoloridos e Platinados

26/07/2016 por Amanda Barbeito

portrait curly blonde wind hair
portrait curly blonde wind hair

26/07/2016

Cuidados e Dicas para Cabelos Loiros, Descoloridos e Platinados

por Amanda Barbeito

0

CABELOS DESCOLORIDOS PRECISAM SER HIDRATADOS

Oi pessoal, hoje o assunto é uma das minhas especialidade no Atelié, fazendo com que eu me dedique e estude cada vez mais esse tema. A etapa que mais precisa de atenção é a descoloração, por isso é importante entender quando ela é indispensável e quais são suas contra indicações. Ressalto a importância de conhecer a saúde do cabelo antes de iniciar qualquer processo químico.

“Em geral, o principal cuidado com a descoloração é a análise do histórico do cabelo, ou então optar por abertura de tons com tons mais claros das próprias colorações. Um cabelo bem cuidado sempre terá mais chances de aguentar o procedimento da descoloração. O cabelo quando descolorido sofre uma perda muito grande de aminoácidos, água e automaticamente de gordura, fazendo com que resseque, embarace facilmente ou, quando ocorrer uma reação muito grande, quebre ou caia.”

COMO O CABELO FICA LOIRO?
A descoloração ocorre através da retirada de melanina do fio por meio da oxidação, que abre as cutículas do mesmo e permite que o descolorante penetre e faça o seu trabalho. Quanto mais escuro for o cabelo, mais camadas do fio ele terá que penetrar, o que significa a necessidade de um tempo maior para o produto agir.

Independente da cor, o processo é altamente danoso para o cabelo, sendo necessário muitos cuidados e tratamentos pré e pós descoloração, o que é muito difícil das pessoas entenderem. A maioria opta por não fazer a manutenção da forma adequada, mas o resultado disso pode ser desastroso!

Há outra alternativa para deixar o cabelo loiro. É através da COLORAÇÃO, ou seja, ao invés de retirar pigmento (melanina) como é feito com a descoloração, há depósito de pigmento no interior da fibra para que se revele a cor desejada.

Para o cabelo aguentar todo o processo, ele precisa estar natural, ou seja, sem progressiva e sem colorações prévias! Porque tinta não clareia tinta hein… Por outro lado, há mais vantagens, pois quando bem realizado, tende a danificar menos o cabelo, uma vez que a degradação proteíca é menor.

Veja os Diversos Tipos de Coloração e Descoloração

Antes e Depois – ao lado esquerdo o cabelo super processado com descolorante, e ao lado direto após a correção de cor apenas com coloração
TEXTO 2_hair 2
Procedimento realizado por Amanda Barbeito

Sinto que as principais dúvidas que surgem antes de iniciar as etapas para tingir o cabelo sejam sobre a saúde dos fios, afinal, a química do processo de coloração e descoloração pode facilmente detonar o cabelo, interferindo diretamente no visual. Afinal, ficar loiríssima e com o cabelo todinho danificado ninguém quer, não é mesmo?!

VEJA OS SINAIS DE CABELOS DANIFICADOS
“A Tricoptilose (pontas duplas), Tricorrexe Nodosa (pontos de fragilidade ao longo da haste), Triconodose (nós), Porosidade Aumentada e Diminuição da Resistência da Fibra Capilar são alguns indicativos de dano importante à haste capilar” comenta a Dra Anaflávia Oliveira.

Cabelo danificado: As pontas de um cabelo loiro, altamente descolorido, visto e bem ampliado em microscópio var. eletrônica.
TEXTO 2 _hair 3
Cabelo elástico e mal descolorido, atingido seu limite, e ainda assim passou por descoloração.

TEXTO 2_hair 4
Fonte da imagem: http://jurovalendo.com.br/2013/08/05/como-saber-do-que-o-cabelo-precisa/

DICAS VALIOSAS PARA QUEM QUER FICAR LOIRA
1- Faça com um bom profissional experiente. Ele fará uma criteriosa avaliação (porosidade, resistência, elasticidade) para saber se seu cabelo suportará o procedimento;

2- Faça tratamentos de fios antes e após os procedimentos, além dos tratamentos de manutenção com o profissional. A utilização de cosméticos em casa pode não ser o suficiente;

3- Utilize semanalmente os produtos específicos indicados para o tipo e condição atual de seu cabelo. Isso garante a cor viva e radiante além do brilho.

4- Utilize esporadicamente máscaras indicadas para o tipo e condição atual de seu cabelo. Outros produtos específicos podem ser realizados sempre. Isso contribui para a hidratação dos fios e maciez dos fios, além de conservá-los saudáveis e com a textura ideal.

Cabelo loiro é coisa séria! Devemos pensar em todos esses fatores antes de escolher a cor. Pense em seu dia a dia, os cuidados necessários para manter o cabelo hidratado, bonito e saudável e se você consegue manter o tom loiro nos fios. Cabelo é tudo na vida de uma mulher, se ele não estiver bem nada estará…