Beleza dos fios

Cuidados necessários com cabelos descoloridos

27/09/2016 por Amanda Barbeito

cuidados-necessarios-com-cabelos-descoloridos
cuidados-necessarios-com-cabelos-descoloridos

27/09/2016

Cuidados necessários com cabelos descoloridos

por Amanda Barbeito

0

DESCOLORAÇÃO DOS FIOS: COMO MANTÊ-LOS BONITOS, FORTES, SAUDÁVEIS E LOIROS?

Continuando o tema sobre cuidados e dicas para cabelos loiros,descolorido e platinados, falarei agora sobre os cuidados diários, manutenção e dos produtos específicos para cabelos loiros. ☺ Vamos lá…

Sabe qual a química capilar que mais danifica o cabelo?  (exceto as progressivas claro, já que estas não deveriam ser usadas nunca no cabelo) A descoloração! Ao retirar o pigmento dos fios, também vai embora tudo o que deixa o seu cabelo bonito, como queratina, aminoácidos, lipídios, proteínas e vitaminas. Além disso, a descoloração deixa inclusive o cabelo mais fino, seco e consequentemente, com maior tendência a quebra. Como sabemos que muitas pessoas fazem o uso da descoloração, vamos deixar algumas orientações de suma importância para manter o seu cabelo loiro saudável e bonito!

DICAS E CUIDADOS ANTES DE DEIXAR OS CABELOS LOIROS/PLATINADOS:

  • Lembre-se de sempre começar pelo diagnóstico dos fios para não comprometer a sua estrutura capilar. Após conhecer seu objetivo, tenha a certeza de que o seu cabelo está apto para suportar tal tratamento;
  • Se o seu cabelo estiver muito frágil, pode ser necessário prepará-lo alguns dias antes para receber a química. Hidratações sucessivas, uma reposição de aminoácidos ou proteínas dos fios podem ser a solução;
  • Tenha em mente que descolorir os fios cai bem em todas as mulheres, mas não em todos os cabelos. Se os fios estiverem com a estrutura muito comprometida não é indicado tal procedimento de forma alguma;

Quanto mais escuro for o cabelo (natural) e mais claro deseja alcançar o tom do loiro, mais agrassivo será o processo de despigmentação, pois mais melanina deverá ser retirada para chegar ao tom desejado.

TONS DE LOIRO
tons-de-loiro

Os cabelos mais claros não estão livres de agressões causadas pela descoloração. Em geral, para alcançar o requisitado loiro platinado é preciso estar preparada para combater os efeitos nocivos do procedimento.

DICAS E CUIDADOS APÓS DEIXAR OS CABELOS LOIROS/PLATINADOS:

  • A reposição de aminoácidos, proteínas e lipídios são opções de tratamento após a descoloração. O cabelo nessa fase está muito delicado e precisa repor os nutrientes perdidos;
  • A hidratação semanal em casa será sua grande aliada a partir deste momento, mas de qualquer forma, um tratamento mensal com seu cabeleireiro, tricologista é indispensável caso queira manter seu cabelo loiro e saudável.
  • Evite expor os cabelos descoloridos ao sol ou outros tipos de agentes como sal e cloro de piscina para não desbotar a cor. Se não conseguir evitar, utilize leave-in com proteção solar e cor para os cabelos antes da exposição. Chapéus ou bonés são bem vindos.

PRODUTOS ESPECÍFICOS PARA CABELOS LOIROS/PLATINADOS:

  1. Shampoo:

O shampoo que você usa todos os dias pode não ser o mais indicado para as necessidades do seu cabelo, por isso, aconselho  a fazer o diagnóstico correto. Dessa forma, é possível saber quais os ativos você deve buscar no seu shampoo. Devemos priorizar um que não desgaste a cor. Algum que além da proteção da cor, aumente a hidratação do seu cabelo. Lembre-se que se você utiliza química, precisa preservar a estrutura dos fios, o máximo possível. Potencialize os cuidados diários usando também um bom condicionador hidratante ao longo dos fios (não no couro cabeludo)

  1. Protetor térmico:

O protetor térmico existe para complementar o time defensor dos seus cabelos contra os efeitos nocivos causados pelo calor da chapinha, secador, babyliss ou similares, ajudando a proteger e a manter a fibra e a estrutura capilar, automaticamente conservando a cor e a textura dos fios. Temperaturas muito elevadas danificam a cutícula dos fios, fazendo com que percam a aderência e se abram. O calor e o vento também retiram a hidratação do cabelo, pois faz toda água retida nos fios simplesmente evaporar. O protetor térmico minimiza essa perda de água, criando um revestimento que sela o cabelo e o protege das temidas consequências. Use o protetor com os cabelos ainda úmidos antes de aplicar qualquer modelador que emita calor.

  1. Óleo de hidratação:

Os óleos e manteigas servem para dar emoliência (maciez) e umectação (repor a água), ou seja, fazer uma hidratação dos fios e ele pode ser encontrado em sua forma pura ou nos condicionadores, máscaras, seruns e leave-in. Ele é quase sempre aplicado como finalizador após o processo de alisamento ou coloração, devolvendo a hidratação e selando os fios. Em caso de cabelo oleoso, seu uso requer orientações específicas. Cuidado com os exageros, pois mesmo em cabelo mais seco, o óleo ou manteiga pode “pesar” e dar o aspecto de “cabelo gorduroso”, principalmente nos cabelos mais finos. No caso de finalizadores, o aplicação de 2 a 5 gotinhas dependendo do tamanho do cabelo por dia já será mais do que suficiente para um bom resultado. Aplique no comprimento dos fios massageando levemente, sempre mantendo uma distância da raiz de pelo menos dois dedos.

  1. Máscaras de Hidratação e Reconstrução:

Ao descolorir o cabelo, as escamas dos fios se abrem e perdem propriedades vitais que os mantém com uma aparência bonita e saudável. Usar semanalmente uma máscara de hidratação intercalando com as de reconstrução  (de uma boa marca profissional) irá repor as proteínas, aminoácidos e lipídios perdidos, nutrindo, hidratando e reconstruindo os fios. Para conseguir excelentes resultados hidratando os cabelos em casa, lembre-se de certos cuidados que devem ser tomados nessa etapa. Primeiramente, escolha a máscara certa para o seu tipo de cabelo e a função que deseja. Geralmente as loiras, querem proteger a cor por exemplo. Outras, precisam aumentar a resistência dos fios.  Para usá-la, aplique nos cabelos após o uso do xampu e condicionador já indicado para o seu caso, espalhe uniformemente e depois penteie. Deixe agir pelo tempo recomendado (respeite o intervalo de cada marca!) e depois enxágue. Não se esqueça que a máscara não é condicionador e portanto deve ser usada no máximo de 1 a 2 vezes por semana.

  1. Shampoo silver ou roxo:

O shampoo desamarelador, também conhecido como silver ou roxo, é um grande amigo dos cabelos loiros, e melhor amigo das platinadas. O processo de descoloração ocorre quando a melanina (o que da a cor no cabelo) do cabelo é retirada, deixando o amarelo, laranja ou branco, pois essa melanina pode ser de dois tipos: Eumelanina, que são cheias de vermelhos e azuis ou Feomelaninas, as amarelinhas. Quando a cor natural do cabelo é removida, é normal revelar esse fundo amarelado por isso. Os shampoos roxos servem como um tonalizante que anulam o amarelo dos fios deixando-os com um tom de loiro mais claro, isso se o cabelo estiver AMARELO, pois caso contrário,  fica aquele tom cinza ou até meio azulado bem feinha. Apesar de ser um velho conhecido, é sempre bom ter atenção na hora de usar, pois pode deixar o cabelo com uma cor indesejada ou ressecá-lo se não for usado da forma correta. Eu prefiro deixar a indicação e aplicação por conta do profissional. Muitas vezes, prefiro indicar uma mascara matizadora, na qual não tem tanto poder de oxidação da fibra como o xampu. A recomendação de uso também é de no máximo 1 ou 2 vezes na semana.

cabelo-loiro-platinado

 “Cabelo loiro e platinado não é indicado para todas as mulheres. Depende da estrutura e condições em que se encontram a fibra capilar. Requer cuidados pré e pós, produtos profissionais, manutenção mensal no seu cabeleireiro, disciplina e investimento alto. Procure um bom cabeleireiro, especialista em cabelos ou um tricologista antes de fazer qualquer tipo de química capilar. Em relação a produtos, você vai precisar de emolientes, aminoácidos e ativos antioxidantes como os flavonóides, ferulatos, Vitamina E e etc. Portanto, um único produto milagroso, não existe. Esses ativos são encontrados em diferentes cosméticos que têm sua função específica e seu momento de uso. Tomando todos esses cuidados, seu cabelo loiro estará lindo, saudável e agradecido! E será digno de muitos elogios.” Comenta Dra Anaflávia, tricologista e médica.