Beleza dos fios

CABELOS ILUMINADOS NO VERÃO

26/11/2016 por Amanda Barbeito

-cabelos-iluminados
-cabelos-iluminados

26/11/2016

CABELOS ILUMINADOS NO VERÃO

por Amanda Barbeito

0

SAIBA COMO TER CABELOS ILUMINADOS NESTE VERÃO

Nosso tema do mês traz um assunto que tem crescido em todo o mundo, “Cabelos Iluminados”. A nova onda vem com tudo, revistas, sites de moda, e blogs estão sempre comentando o que e como devemos fazer, mas… você sabe da onde veio a ideia dos cabelos iluminados? Vou te contar 😉

Todo ano a “Pantone”, uma empresa que realiza estudos com previsão de tendência de cores, lança uma tabela e um estudo no qual não só a área da beleza segue, mas a arquitetura, e moda também. No segundo semestre de 2016 foi lançado a tabela abaixo, que vale até o segundo semestre de 2017.

A tabela nos mostra uma tendência em cores e tons que remetem ao ar livre, lembrando os matizes da natureza. Mostra também tons a partir do calor (dias ensolarados) que traz a sensação revigorante de respirar o ar fresco das montanhas e o desejo de nadar em águas cristalinas.

pantone cabelo

Tabela de cores Pantone. Inspiração para os cabelos iluminados.
FONTE: http://www.pantone.com/fashion-color-report-spring-2017?from=topNav

Comentei sobre isso com algumas clientes no Ateliê, e elas me fizeram algumas perguntas que gostaria de compartilhar com vocês. Vamos lá…

COMO PODEMOS TRAZER A TENDÊNCIA E A NATURALIDADE DA COR QUE A PANTONE NOS MOSTRA, PARA OS CABELOS?

Cada pessoa possui uma característica, e destacar essa singularidade enriquecendo o ondulado, a cor, o volume e o movimento autentico de cada pessoa, está em alta. Por isso, o cabelo iluminado não está ligado apenas a morenas, mas sim a qualquer tipo de pessoa que queira realçar a sua naturalidade e trazer para os fios de cabelo, a sensação boa de ser quem é. Aliás, acabei de me lembrar do trecho da música de Caetano “Não me venha falar da malícia de toda mulher. Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é.”

QUAIS AS CORES DA NATUREZA MAIS PEDIDAS NOS CABELOS ILUMINADOS?

Cores como da areia da praia, o barro dos pântanos, as rochas das montanhas, a espuma das ondas do mar, são cores correlacionadas aos cabelos iluminados, nos trazendo a harmonia da imagem, e a paz da natureza no nosso dia a dia no meio da selva de pedras.

E COMO DESCOBRIR QUAL O TOM CORRETO PARA CADA UM?

É engraçado, mas cada pessoa quando criança tem esse iluminado naturalmente, tanto que a técnica utilizada para iluminar as madeixas é chamada de “babyblond” na qual remetemos a leve iluminação que temos quando criança. Quem nunca ouviu aquele comentário: “Nossa parece que ela tem mechas né mãe?!” E é essa naturalidade que buscamos trazer para os cabelos, após perdermos tudo isso com as tecnologias, e tendências anteriores.

madeixas-babyblond

Além de ser tendência, o cabelo iluminado nos traz vários benefícios como permitir retocar os cabelos e o look quando tivermos vontade. Tira aquele peso que tínhamos nas tendências anteriores de cabelos super clareados que nos obrigava a manter uma manutenção de dois meses. Além de não ser bom financeiramente, também não é para a saúde do cabelo pois quando exposto ao clareamento, necessita de um tempo limite mínimo para a recuperação de nutrientes e forças perdidas na última descoloração.

Cabelos de diversos tons iluminados, reparem a naturalidade e o contraste das mechas:

madeixas-cabelos-iluminados

Fonte: Ateliê Amanda Barbeito

Sendo assim os cabelos iluminados tem uma textura e aparência completamente mais saudáveis do que os outros tipos de cabelos clareados. Mas não podemos nos esquecer que, como qualquer outro tipo de clareamento, os iluminados também exigem alguns tipos de proteção, como o uso de Leave- in e Protetores Térmicos, para que não haja danos físicos causando alterações na cor e na textura dos fios.

Os cabelos iluminados vêm se tornando queridinho de muitas pessoas, não só das mulheres que tem a liberdade de não ser mais refém aos retoques no cabeleireiro, mas dos homens também, no qual eu fiz uma breve pesquisa, e disseram que entre as mudanças nos cabelos, preferem o iluminado pois as parceiras não deixam de ser quem são o que as torna muito mais bonitas.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:

Harry’s cosmetology, “The Hair”, edited by J.B Wilkinson and R.J Moore, 7 edition (1984)

Robbins, C.R “Chemical and physical behavior of human hair” (1994)

Nakan, A.K; Joekes, I.; “Comparação de danos induzidos em cabelos de três etnias por diferentes tratamentos” UNICAMP (2006)