Saúde do couro cabeludo

MEDICAMENTOS PARA CRESCER O CABELO REALMENTE FUNCIONAM?

05/01/2017 por Drª Anaflávia Oliveira

blog-folyic-medicamentos-para-crescer-cabelos-realmente-funcionam-imagem
blog-folyic-medicamentos-para-crescer-cabelos-realmente-funcionam-imagem

05/01/2017

MEDICAMENTOS PARA CRESCER O CABELO REALMENTE FUNCIONAM?

por Drª Anaflávia Oliveira

0

SAIBA SE OS SUPLEMENTOS E MEDICAMENTOS INDICADOS PARA FORTALECER E ESTIMULAR O CRESCIMENTO DO CABELO FUNCIONAM.

Oi meus queridos leitores,

Primeiro, gostaria de agradecer novamente cada comentário e palavra de carinho que recebo de vocês, por e-mail ou durante a consulta, comentado sobre algo que escrevi. Isso me incentiva a escrever cada vez mais. É uma responsabilidade muito grande que tenho com vocês em compartilhar anos de estudo e experiência na prática clínica. Essa é minha vida… Cuidar dos pacientes com problemas capilares, faço isso o dia todo com muito prazer! :)

Bom, hoje o tema é sobre os suplementos que fazem crescer cabelos…

Você que já passou ou ainda passa por um problema capilar, acredito que tenha passado por essas situações:

Vou tomar uma vitamina para o cabelo. Vai lá na farmácia e compra.

Começam as duvidas:

  • Será que isso vai resolver meu problema?
  • Vou melhorar quando?
  • Se eu parar de tomar, vai voltar a cair?
  • Mas, por que meu cabelo está caindo?
  • O que eu realmente tenho?
  • Será que preciso tomar mais alguma coisa?
  • Preciso de algum medicamento específico?

Sei que o desejo de tentar resolver o problema sozinho passa na cabeça de cada um de vocês em um primeiro momento. Além disso, muitos nem sabem que existem os profissionais médicos, tricologistas que são especialistas em cabelos.

 
ORIENTAÇÕES QUANTO AO SEU USO, CUIDADOS E BENEFÍCIOS

  • Os suplementos que prometem o crescimento dos cabelos e parar a queda capilar que vocês compram em farmácia contêm algumas vitaminas, minerais, ácidos graxos e/ou aminoácidos importantes para a o cabelo.
  • Cada um possui uma composição diferente, ideal para um tipo de situação, em particular.
  • Eles são muito úteis, pois eles atuam estimulando a fase anágena (fase de crescimento dos fios).

Entretanto, há detalhes clínicos que sozinhos não vão conseguir avaliar, como por exemplo:

 
QUAL A DOSE QUE EU REALMENTE PRECISO, DE CADA UMA DESSAS VITAMINAS E MINERAIS?

Há uma gama de exames, os quais conseguimos quantificar e saber qual dose de cada umas dessas vitaminas você precisa para corrigir seu problema capilar.

Só um profissional consegue através da análise clínica (sinais e sintomas) e laboratorial avaliar essa questão e individualizar o tratamento capilar. Isso porque há indicações, contra-indicacoes, precauções e cuidados que devem ser levados em consideração antes, durante e após iniciar a reposicao, mesmo já possuindo um diagnóstico capilar.

Cada ser humano tem suas particularidades, alguns não podem tomar porque estão passando por um problema digestivo, intestinal, renal, hepático, alérgico. Outros precisam de uma dose maior de determinado nutriente que está deficiente. Outros precisam fazer alteração ou reajuste de dose, outros precisam tomar por um curto período, sob risco de causar uma intoxicação por excessos. Outras estão gestantes ou amamentando e necessitam de cuidados muito específicos e assim por diante…

 
E SE A CAUSA DA QUEDA DE CABELO NÃO ESTIVER RELACIONADA COM AS VITAMINAS?

Já pensou se a causa da queda ou afinamento capilar for um problema hormonal (tireóide, paratireóide, hipófise supra-renal, ovariana), metabólico, genético, medicamentoso, depressão, e a lista não para (há milhares de causas). E você está tomando sua vitamina para o cabelo!

Pode até perceber uma melhora sim, pois há um estímulo para crescimento, mas será parcial e/ou temporária caso não atue na causa. A resposta tende a ser mais pobre ou ocorre uma piora posteriormente. Infelizmente, você perdeu um tempo precioso. Quanto mais cedo se fizer um diagnostico correto e iniciar o tratamento capilar específico, melhores e mais rápidos são os resultados. Quem já passou por isso sabe na prática do que estou falando.

“Às vezes, o caminho mais fácil parece ser o melhor, mas como ocorre na vida, geralmente não é ! O cabelo parece ser simples, mas o folículo piloso é uma estrutura viva e muito complexa que envia e recebe informações de órgãos à distância que desafiam até mesmo os profissionais que só trabalham com pesquisas na área da tricologia. Esteja sempre amparado com bons profissionais que vão cuidar de você. “

E talvez, seja por isso, que gosto muito desta frase de Arthur Schopenhauer:

“Importante não é ver o que ninguém nunca viu, mas sim, pensar o que ninguém nunca pensou sobre algo que todo mundo vê”

Bem, há muitos outros detalhes e posteriormente, voltarei ao tema. Espero ter ajudado.