Saúde do couro cabeludo

QUAIS AS CAUSAS E SINTOMAS DA DERMATITE SEBORREICA

05/01/2017 por Drª. Aline Pucci

blog-folyic-quais-as-causas-e-sintomas-dermatite-seborreica-imagem
blog-folyic-quais-as-causas-e-sintomas-dermatite-seborreica-imagem

05/01/2017

QUAIS AS CAUSAS E SINTOMAS DA DERMATITE SEBORREICA

por Drª. Aline Pucci

0

SAIBA COMO TRATAR A INFLAMAÇÃO NO COURO CABELUDO

Fizemos algumas perguntinhas para a Dra. Aline sobre Dermatite Seborreica. Achamos importante, pois seborreia, caspas e descamações no couro cabeludo são muito comuns. Alguns casos podem ter como causa a inadequação de cosméticos, desidratação do couro cabeludo, alergias, mas também pode ser a dermatite seborreica.


O QUE E DERMATITE SEBORREICA NO COURO CABELUDO?

A dermatite seborreica é uma doença inflamatória crônica/recorrente da pele, que frequentemente acomete o couro cabeludo. A causa é multifatorial, e ainda não sabemos a exata fisiopatologia da doença, mas sabe-se que há alterações da microbiota local e das características de produção do sebo que estão envolvidas na causa da doença.

 
COMO POSSO SUSPEITAR SE TENHO DERMATITE SEBORREICA? SINAIS, SINTOMAS, LOCALIZAÇÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS.

  • Cursa com escamação e vermelhidão da pele e do couro cabeludo e pode gerar coceira ou ardor.
  • Acomete couro cabeludo, mas também pode acometer várias áreas do corpo, como o rosto, principalmente os cantos dos nariz, cílios e sobrancelhas, orelhas, colo e regiões de dobras.
  • Acomete adultos, crianças e recém-nascidos.
  • Caráter crônico, tem períodos de melhora e acalmia.
  • Não é uma doença contagiosa.
  • Pessoas acometidas pela dermatite seborreia costumam se queixar de oleosidade na pele e no couro cabeludo.
  • A caspa representa a forma mais leve da doença. Nos casos em que a inflamação persiste, escamas mais grossas, graxentas e amareladas se formam. O ato de “cutucar” a cabeça, na tentativa de retirar as escamas e aliviar a coceira, pode piorar o quadro e resultar em pequenas feridas.
Descamação do couro cabeludo causada por dermatite seborreia

Descamação do couro cabeludo causada por dermatite seborreia

RECEM NASCIDOS E CRIANÇAS PODEM TER DERMATITE SEBORREICA ?

Podem sim. Apresentam-se com escamas amareladas que envolvem o couro cabeludo (crosta láctea), orelhas e algumas outras áreas do rosto. Nas crianças a dermatite seborreica é uma condição temporária, que ocorre nos primeiros 3 meses de vida com posterior melhora.

Fatores que pioram a dermatite seborreica:

Consumo excessivo de bebida alcoolica, tabagismo, obesidade, má alimentação e banhos muito quentes são fatores de piora, devendo ser corrigidos e evitados. Mudanças bruscas de temperatura também podem desencadear as crises. Muitos pacientes se queixam de piora no frio. Algumas alterações hormonais, como a síndrome dos ovários policísticos nas mulheres, causam seborreia (excesso de oleosidade) e agravam os quadros de dermatite seborreica. Outras doenças também podem estar relacionadas e são investigadas pelo médico tricologista nos casos em que se faz necessário. Estresse emocional e ansiedade também são importantes fatores agravantes.

 
QUAIS SÃO OS TRATAMENTOS PARA DERMATITE SEBORREICA?

Primeiramente, precisamos confirmar o diagnóstico após um exame clínico, pois casos mais graves podem ser confundidos com psoríase do couro cabeludo. Nesses casos, o médico tricologista utiliza algumas alternativas e exames complementares para o diagnóstico diferencial.

Em casos leves, cuidados simples e alguma mudanças de hábitos podem ajudar no controle das crises. São eles: lavar os cabelos com maior frequência, com atenção especial ao couro cabeludo; evitar o uso excessivo de chapéus e bonés; evitar o uso de pomadas e géis, etc. A escolha correta do xampu é de grande valia. Utiliza-se em geral xampus que contêm ácido salicílico, selênio, enxofre, zinco e cetoconazol.

O tratamento e acompanhamento com um médico tricologista é importante, principalmente nos casos mais intensos e de difícil controle, quando o xampu não é o suficiente e algumas medicações precisam ser utilizadas. Casos com inflamação intensa precisam ser tratados precocemente, pois podem gerar queda dos cabelos. Procedimentos de terapia capilar associado a algumas tecnologias são muito úteis com ativos cosmecêuticos, fitoterápicos calmantes ou reguladores da produção de sebo. Converse com seu Tricologista ou terapeuta capilar.

 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Belda WJ, di Chiacchio N, Criado PR. Tratado de Dermatologia. 2a ed. Rio de Janeiro: Atheneu;2014.
Berk T, Scheinfeld N. Seborrheic Dermatitis. P T. 2010 June; 35(6): 348–352.
Disponível em < www.dermatologia.net >.
Disponível em < www.melhorcomsaude.com >.
Caspa na roupa: Disponível em < www.salaovirtual.org > .