Estilo de Vida

TRICOLOGIA MÉDICA, ESTÉTICA E COSMÉTICA – POR QUE É IMPORTANTE?

08/03/2017 por Drª Anaflávia Oliveira

O que é tricologia?
O que é tricologia?

08/03/2017

TRICOLOGIA MÉDICA, ESTÉTICA E COSMÉTICA – POR QUE É IMPORTANTE?

por Drª Anaflávia Oliveira

0

ENTENDA A CIÊNCIA POR TRÁS DA SAÚDE E DA BELEZA DOS CABELOS.

A Tricologia (do grego τριχός, THRICOS  “cabelo”; e -λογία,LOGIA) é uma ciência originada a partir de estudos derivados da dermatologia com foco em pele e seus anexos.

Originou-se na Inglaterra em 1902 e, desde então, houve uma progressão significativa no desenvolvimento de estudos e pesquisas técnico-científicas em todas as áreas da tricologia médica, estética e cosmética. Em paralelo, ocorria a fundação das sociedades mundiais de Tricologia, como por exemplo: Institute of Trichology em 1902, International Association of Trichologists em 1974, World Trichology Society, Sociedade Italiana de Tricologia (SITri), Institute of Hair-Prosthetics and Trichology (IHTP-Korea), Asociación Argentina de Tricologia (AATri) e Academia Brasileira de Tricologia (ABT) e etc.

Por que a Tricologia é importante?

Seu estudo tem a função de prevenir, solucionar e tratar vários problemas capilares (couro cabeludo e fios de cabelo). Portanto, a Tricologia congrega profissionais ligados a essa ciência (médicos, químicos, biólogos, cosmetólogos, farmacêuticos, nutricionistas, terapeutas capilares, fisioterapeutas e cabeleireiros), são especialistas em cabelos, e tem como objetivo integrar as áreas de saúde e estética.

A meu ver, um bom tricologista trabalha sempre com uma equipe multidisciplinar, em conjunto. Discutir casos clínicos, trocar experiências, se atualizar sobre as demais áreas da tricologia. Enfim, o farmacêutico, o nutricionista, o cabeleireiro terapeuta capilar, o cosmetólogo entre outros são fundamentais em todo o processo.

Podemos dizer que vivenciamos e trazemos essa ciência para o dia a dia da prática clínica, junto com o paciente/cliente. Precisamos muito de sua adesão já que a disciplina com os cuidados diários são também muito importantes. E o paciente/cliente precisa de orientações específicas e apoio neste momento.

A saúde do cabelo reflete a harmonia dos órgãos e sistemas (psico-neuro-endócrino-imune) do nosso corpo. Quando há equilíbrio, a beleza se revela!

A Integração da Saúde e Beleza dos Cabelos

Desintegrar de alguma forma a saúde, da beleza dos cabelos, nāo nos agrada. Para nós, sāo temas indissociáveis e este é um caminho que escolhemos de coração, pois é por ele que prosseguimos estudando incansavelmente e contemplando tudo o que é belo. O belo é o bem, é a verdade, segundo Platão. E é onde há ordem e harmonia, segundo Aristóteles. O belo é o que produz uma viva impressão de deleite, admiração e graça. E o cabelo gracioso é um cabelo em movimento que exprime fluidez e harmonia com seu ser. Este estado é somente alcançado quando nāo há desordens, sejam elas de quaisquer origens.

Nossa prioridade é cuidar dos cabelos sob diversos ângulos e perspectivas (médica, estética e cosmética). Por isso, podemos dizer que fazemos um trabalho integrado. E para todos nós aqui da Folyic é um imenso prazer podermos realmente estudar, vivenciar e compartilhar com vocês essa visão integrada da Vida-Morte-Vida do cabelo, ou seja, do Ciclo de Vida Capilar (que está presente em toda a natureza).

“Quando há equilíbrio, a beleza se revela!”

Toda nossa equipe deseja a vocês muita luz, saúde e alegrias …
Um mundo melhor nos espera. Só depende de nós !

Abraços Fraternos !