Beleza dos fios

GRAY HAIR – TENDÊNCIA, TÉCNICA E MANUTENÇÃO DOS CABELOS CINZA

24/03/2017 por Amanda Barbeito

gray hair
gray hair

24/03/2017

GRAY HAIR – TENDÊNCIA, TÉCNICA E MANUTENÇÃO DOS CABELOS CINZA

por Amanda Barbeito

0

CABELOS AOS 50 TONS DE CINZA

Se você achava sua avó ousada por ter aderido aos cabelos brancos de peito aberto e com todo respeito por sua idade, então está na hora de saber que os brancos estão mais do que na moda. A nova tendência para mulheres é tingir o cabelo de cinza, para conseguir aquela cor que só os cabelos das velhinhas mais fofas atinge.

exemplo gray hair, platinados

A ideia se espalhou tanto que muitas mulheres jovens já estão tingindo seus fios e publicando no Instagram com a hashtag #grayhair, algumas famosas aderiram e agora muitas blogueiras estão tornando se adeptas também.

E qual a técnica utilizada no Gray Hair ?

O procedimento é de certa forma simples de fazer. Cientificamente falando, sabemos que tinta não clareia tinta quando falamos de cabelos. Por isso, para atingir a cor tão querida do momento, fazemos uma descoloração máxima dos fios, e depois vamos com os pigmentos acinzentados trabalhando sobre depósito de cor na fibra, revelando o famoso “gray hair”.

Desvantagens do Gray Hair

A Super descoloração nos fios ou a descoloração global implica na retirada de TODA melanina existente na fibra, e junto com ela, muitas outras proteínas e nutrientes do fio também são retirados, deixando muitas vezes, o cabelo hipersensibilizado, quebradiço e totalmente elástico.

Gray Hair, Cabelos brancos, platinados

A diferença da estrutura de um fio pigmentado e de um fio descolorido sem pigmento nenhum como fica o “gray hair”

Manutenção para quem opta pelo Gray Hair

A manutenção exige usar matizadores acinzentados, pois o cinza é uma coloração artificial que precisa da sua reposição semanalmente. O problema é que esses matizadores acabam danificando ainda mais a fibra capilar por trabalharem por oxidação, abrindo as cutículas e deixando o fio ainda mais sensibilizado.

É necessário também tratamentos dos fios com um profissional  (cabeleireiro terapeuta capilar ou tricologista) para recuperação dos danos que todos esses procedimentos causaram. Reposição frequente de aminoácidos, proteínas, lipídios, emolientes e nutrientes perdidos.

Minha visão de cabeleireira, visagista e terapeuta capilar

É muito simples e lindo ver os cabelos do Instagram modelados e escovados pra foto, mas já pararam pra pensar nesse cabelo no dia a dia ?! Para lavar, escovar e modelar um cabelo sem nutrientes é muito mais difícil do que parece, meninas.

E eu adepta que sou aos cabelos saudáveis e cheia de base em artigos científicos não realizo tal procedimento, dando espaço em primeiro lugar para saúde e estrutura dos cabelos, deixando às vezes, a moda um tanto de lado. Amo moda desde que ela favoreça a saúde do cabelo.

Como digo pra todas as minhas clientes e digo aqui também, se ainda assim com tudo isso sua vontade de entrar na onda do “Gray Hair” for maior, fique ciente das desvantagens, do trabalho e do custo que o procedimento vai te dar.  Agora se alguma coisa lhe fez pensar novamente sobre a idéia, leia o texto e busque sua verdade e certeza antes de decidir aderir a nova técnica.

Para mais cabelos saudáveis, naturais e belos …. :)

Bibliografia

  • Fonte da imagem: https://sciencenode.org/img/images/goldparticlesa.jpg
  • Harry’s cosmetology, “The Hair”, edited by J.B Wilkinson and R.J Moore, 7 edition (1984)
  • Robbins, C.R “Chemical and physical behavior of human hair” (1994)
  • Nakan, A.K; Joekes, I.; “Comparação de danos induzidos em cabelos de três etnias por diferentes tratamentos” UNICAMP (2006)