Beleza dos fios

COMO CUIDAR DO CABELO CACHEADO EM CASA

04/04/2017 por Amanda Barbeito

cuidar cabelo cacheado
cuidar cabelo cacheado

04/04/2017

COMO CUIDAR DO CABELO CACHEADO EM CASA

por Amanda Barbeito

0

 

DICAS PARA LAVAR, SECAR E PRODUTOS QUE DEVEM SER UTILIZADOS NO CABELO CACHEADO.

As fãs e adeptas a progressiva e aos cabelos lisos que me desculpem, mas cabelos cacheados, quando bem cuidados, são fascinantes! Eu acho incrível a sua maleabilidade e capacidade para modelar. Eu que passei a infância pensando em ser artista plástica tudo fica ainda mais nostálgico. Fico triste quando alguma mulher já chega dizendo que tem “cabelo duro”, “cabelo ruim” :(

Cabelo cacheado ou crespo bem cuidado é lindooooo. Após uma conversa com a cliente para tentar entender suas dificuldades e queixas e após uma avaliação bem feita dos fios, o profissional do cabelo pode dar melhores alternativas sobre os cuidados e beleza de uma cabelo cacheado.

Peculiaridades do cabelo cacheado:

  • Os cabelos cacheados são lisos próximos ao couro cabeludo e formam cachos ao longo do fio. Quem da forma ao fio é o bulbo, a base do folículo piloso, localizado nas camadas mais profundas da pele. Costumo dizer e associar a uma forminha de bolo, cada pessoa tem sua forminha onde no caso os ingredientes são a queratina, os melanócitos e todos os outros componentes importantíssimos para o desenvolvimento do fio.
  • O fio cacheado tem uma estrutura heterogênea, irregular, com algumas regiões mais finas. Essas características dão forma ao cacho. E por isso também, apresentam mais frizz e podem reagir negativamente a aplicações de químicas.
  • A espiral do cacho dificulta a passagem da oleosidade natural do couro cabeludo até a ponta dos fios, e por isso os fios tendem a ser mais secos, frágeis e com frizz quando comparado ao cabelo liso. Com cuidados específicos e disciplina, eles ficam belos, soltos e bem definidos.
  • Não precisa ser penteado todos os dias, pelo contrário, se fizer isso ele pode inclusive aumentar a quebra dos fios, além de fazê-los perder a forma.

Dicas para lavar o cabelo cacheado

  • ÓLEOS vegetais quanto essenciais são muito bem vindos quando utilizados da forma correta. Sou supeeeeer fã de óleos naturais no cabelo mesmo no meu que é liso, imagina nos cacheados o que essas maravilhas fazem ?!  A maleabilidade e o brilho entregue pelos óleos são ú Aplique uma pequena quantidade do óleo ao longo dos fios antes de tomar banho para fazer uma proteção contra os agentes agressores do shampoo.
  • Lave-os utilizando apenas água morna, pois a água muito quente resseca ainda mais os fios. E assim como vimos não queremos essas pontinhas ainda mais ressecadas não é mesmo ?!
  • Ao lavar o cabelo, massageie todo o couro cabeludo de forma suave. O movimento auxilia na limpeza de resíduos e oleosidade acumulada no couro e estimula a circulação para maior aporte de nutrientes e oxigênio no folículo piloso.
  • Se você tem o cabelo e couro extremamente seco, não caia na armadilha do CO WASH, que é uma técnica que não precisa de shampoo. Lembrando que a função do shampoo é remover as sujidades até como poeiras, por isso é importantíssimo seu uso. È só escolher um de uma linha mais hidratante, e de maior tratamento, geralmente os de aparência mais consistentes e perolados.

Dicas para secar o cabelo cacheado:

  • Essa eu aprendi com a minha super assistente que é uma cacheada, e devo os méritos a ela… Depois de lavar seu cabelo, remova o excesso de água e modele os cachos com um tecido macio de algodão (pode ser uma camiseta) ao invés de uma toalha ou a própria mão. Ao contrário da camiseta, as toalhas absorvem água demais e a mão aumenta a carga eletrostática no cabelo aumentando o frizz. A maciez da peça ajudará a suavizar seus cachos e irá evitar que eles embaracem.
  • Com os cabelos ainda molhados, aplique em pequena quantidade, o leave-in nas mãos e espalhe pelos fios na quantidade necessá Cuidado com produtos muito oleosos e o excesso de produto. Ambos, podem deixar o fio com aspecto “pesado”.
  • Se for secar com o secador ou fazer uma escova, não esqueça de utilizar um leave-in que tenha proteção térmica.

Dicas para o dia seguinte:

  • Ao longo do dia, ou ao acordar no dia seguinte, se sentir necessidade, pode aplicar um leave-in em spray, borrifando-os nos fios. Mantém o cabelo hidratado e melhora o frizz. Deve-se tomar o cuidado de não utilizar uma quantidade excessiva para não deixar os fios opacos e sem movimento.
  • Evite penteá-los a seco. Procure penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter a estrutura intacta. Uma super dica é que hoje em dia, temos escovas especificas para ajudar na definição desses cachos, evitando a quebra e o frizz como a “Tangle Teezer” que eu uso em terapias e indico pra minhas clientes usarem em casa durante os tratamentos.
  • Se ele estiver bem seco nas pontinhas, pode aplicar um reparador de pontas no cabelo seco pra entregar uma nutrição e deixá-lo com melhor aspecto.

Produtos para serem usados eventualmente no cabelo cacheado:

  • MOUSSE SÃO PARA MODELAR, ou seja, em dias de festa é ótimo pra usar pra deixar aqueles cachos durinhos e ajeitados. Por ser aerossol, tem uma grande quantidade de álcool em sua composição, o que é agressivo para o cabelo se usado com muita frequência.
  • E se você quiser deixar eles bem modelado em um dia especial, também pode usar uma técnica que chama “fitagem”. Utiliza-se o creme de pentear, o óleo e o leave in, passando manualmente mecha a mecha até criar um filme no fio. Deixando o cabelo cacheado como se estivesse com uma capa bem bonita!
  • Corte periodicamente os cabelos, para evitar o ressecamento dos fios e controlar os cachos.

Importante conversar com seu cabeleireiro que tenha formação em terapia capilar ou tricologia para entender como é seu cabelo e como ele se comporta, pois a avaliação e as dicas devem ser individualizadas. Dessa forma, seu cabelo ficará lindo e saudável.

Quando falamos sobre um tipo de cabelo, nós que estudamos e gostamos muito disso não temos limite para o assunto. Se deixasse, eu escreveria vários outros tópicos pra vocês, com mais dicas, explicações sobre os ativos e crescimento do fios. Mas, espero que até o fim da minha vida, eu consiga passar todo conhecimento que eu adquiri sobre os cabelos, porque conhecimento tem que ser compartilhado e é essa a função do nosso blog.

Até a próxima pessoal..