Beleza dos fios

SHAMPOO SEM SAL – MITOS E VERDADES

07/04/2017 por Evelize Bratfisch

sal no cabelo
sal no cabelo

07/04/2017

SHAMPOO SEM SAL – MITOS E VERDADES

por Evelize Bratfisch

0

 O SAL REALMENTE É O VILÃO DESTA HISTÓRIA?

Este é um tema muito polêmico e interessante, o conceito de “shampoo sem sal” já é bem antigo, mas só tomou força há alguns anos.

Sempre achei divertido entrar nas perfumarias e ser abordada pelas promotoras ou vendedoras tentando me vender um shampoo sem sal, pois ao questionar quais as vantagens, todas me respondiam que era para não ressecar o cabelo!!!!! COMO ASSIM ?????

Como Química posso afirmar a vocês que o sal contido no xampu não resseca o cabelo. Em primeiro lugar a quantidade presente em uma formulação é muito pequena (em torno de 0,2%), em segundo lugar o shampoo é um produto rinsável, ou seja, temos que retirá-lo enxaguando com água, e como todas nós sabemos o sal é solúvel em água, ele literalmente vai embora pelo ralo!!!!

estrutura da materia

Fonte: http://www.daanvanalten.nl/quimica/module05/estruturasdamateria.html

As pessoas associam os danos causados pelo sal aos causados pela água do mar, no mar a quantidade de sódio é bem maior, além de outros fatores como o sol que degrada o triptofano da proteína que forma nossa fibra capilar, causando quebra e aspereza, além da associação de vento mais areia que causam atrito ao nosso cabelo danificando-o.

PARA QUE SERVE O SAL NO SHAMPOO?

Ele serve para espessar a formulação do Shampoo, ou seja, torná-lo mais viscoso. Sem o sal, o shampoo seria aquoso. E acredito que ninguém goste desse aspecto não é mesmo ?!

QUAIS SÃO OS SAIS QUE PODEM ESTAR PRESENTES EM UM SHAMPOO?

CLORETO DE SÓDIO – o mais usado nas formulações, o nosso velho sal de cozinha. Quando um shampoo, vem escrito no rótulo SEM SAL significa que não tem este componente no shampoo. Mas, eles substituem por outros sais (espessantes). Portanto, não existe shampoo sem sal.

CLORETO DE POTÁSSIO – Para que o marketing de algumas empresas para não parecerem mentirosas ao escrever em seus rótulos SHAMPOO SEM SAL, elas colocam, SEM CLORETO DE SÓDIO, mas o Cloreto de Potássio está presente.

Obs: Existem outros espessantes que não são da família dos sais mineirais, mas o custo é bem maior. Para saber se no xampu que você comprar o sal está presente, procure na fórmula que está no rótulo SODIUM CHLORIDE (CLORETO DE SÓDIO) OU POTASSIUM CHLORIDE (CLORETO DE POTÁSSIO).

ALGUNS COMPONENTES DO SHAMPOO PODEM RESSECAR OS CABELOS – VEJAM QUAIS SÃO

Algumas das matérias primas do shampoo têm como subproduto o sódio, tais como os tensoativos mais utilizados em shampoo, o Lauril É ter Sulfato de SÓDIO, Lauril Sulfoccinato de SÓDIO, e é justamente com estes componentes que devemos nos preocupar em relação a ressecamento de cabelo.

O importante quando formos escolher um shampoo é buscarmos o ideal para nosso tipo de fio e couro cabeludo, muitas vezes em lojas, os que nos oferecem não são adequados para nós. Eles são representantes das empresas. Então, se você tem dúvidas do shampoo adequado para você, procure um cabeleireiro terapeuta capilar ou seu médico tricologista que estes profissionais poderão te auxiliar.

Gostaria de deixar uma dica muito importante para nossa saúde, devemos nos preocupar muito mais com o sódio que ingerimos nos alimentos do que aquele do shampoo, pois esse sim é o grande vilão.

Temos de tomar cuidado com os modismos, pois muitos deles são criados pelo Marketing das empresas para alavancar as vendas de seus produtos. #ficaadica

Beijos com carinho,