Beleza dos fios

BEACH SPRAY OU SURF STYLE – COMPOSIÇÃO, CUIDADOS E DESVANTAGENS

17/07/2017 por Evelize Bratfisch

cabelo de praia
cabelo de praia

17/07/2017

BEACH SPRAY OU SURF STYLE – COMPOSIÇÃO, CUIDADOS E DESVANTAGENS

por Evelize Bratfisch

0

Quem não adora os cabelos das lindas surfistas? Ou aqueles cabelos em fotos de praias? Podemos ver nas revistas e blogs muitas dicas de como deixar o cabelo lindo com ondas naturais.  Muitas pessoas associam o efeito ondulado e sexy a presença do sal na água do mar, mas na verdade o efeito é uma associação da composição da água do mar (Tab. 1), do vento, da umidade e do calor.

componente da agua do mar

Aproveitando esse fascínio, a indústria cosmética criou o BEACH SPRAY, um produto texturizador que reproduz o efeito ondulado e despojado. Há inúmeros produtos disponíveis de todos os preços e qualidade.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, eles não usam sal como agente fixador, e sim, matérias-primas com este fim. A maioria dos produtos são géis de consistência líquida, formulados com polímeros, espessantes e agentes catiônicos, que não agridem os fios do cabelo.

As matérias-primas mais utilizadas são: Polyquaternium 86, Polyquaternium-55, Vinyl Pyrrolidone, Acrylic Acid, Poly(ethylene glycol) (meth)acrylate, Acetato de vinila.

Na internet, existem várias “receitas caseiras” de Beach Spray, Surf Style, Salt Spray, todos com a fórmula básica de água e sal grosso. Alguns sites indicam usar água desmineralizada para os outros minerais não interferirem no resultado, o que não é verdade já que a água do mar é compostas por vários minerais.

Por que não fazer receita caseira de Beach Spray?

Na receita, a proporção de sal para volume de água indicado, varia de 1 colher de chá de sal grosso (NaCl – Cloreto de Sódio) para 150 ml a 500 ml de água, o que supera em muito a quantidade de cloreto e de sódio encontrado no mar, já que a proporção no mar é de 1,96% de Cloreto e 0,98% de Sódio por Litro de água do mar.

Uma colher de chá representa aproximadamente 8,75g de NaCl, ou seja 8,75% por litro de água, já que a densidade da água é de 1g/L. Sendo assim, nas soluções indicadas pela internet há pelo menos mais que nove vezes a quantidade de sódio presente na água do mar, tornando essas soluções extremamente agressivas ao cabelo.

Algumas pessoas indicam adicionar óleos vegetais e leave in à fórmula, mas mesmo assim os danos não são minimizados. QUIMICAMENTE SÃO DANOSOS, NÃO RECOMENDO O USO! 

Desvantagens quanto ao uso de Beach Spray:

Quanto aos produtos industrializados não há restrição quanto ao uso, mas produtos de fixação usados por muito tempo se acumulam nos fios pesando e predispondo ao surgimento de caspa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  • http://www.oceanografia.ufba.br/ftp/Introducao_Oceanografia/quimica_1.pdf
  • CORRÊA, MARCOS ANTONIO. COSMETOLOGIA CIÊNCIA E TÉCNICA. 1 ED. ED. MEDFARMA. SÃO PAULO, 2012.
  • HALAL, JOHN. DICIONÁRIO DE INGREDIENTES DE PRODUTOS PARA CUIDADOS COM O CABELO. ED. SENAC. SÃO PAULO, 2010.
  • HALAL, JOHN. TRICOLOGIA E A QUÍMICA COSMÉTICA CAPILAR. 5 ED. ED. CENGAGE LEARNING. SÃO PAULO, 2015.
  • GARCIA, RICARDO D’AGOSTINO. ATIVOS CAPILARES, MATERIAL DISPONÍVEL PARA AS PÓS GRADUAÇÃO EM TRICOLOGIA COSMÉTICA, FACULDADES OSWALDO CRUZ, SÃO PAULO, 2016.