Saúde do couro cabeludo

LEITE DE VACA CAUSA QUEDA CAPILAR?

28/08/2017 por Drª Anaflávia Oliveira

leite e queda de cabelo
leite e queda de cabelo

28/08/2017

LEITE DE VACA CAUSA QUEDA CAPILAR?

por Drª Anaflávia Oliveira

0

CONHEÇA OS PROBLEMAS QUE A INTOLERÂNCIA OU ALERGIA AO LEITE DE VACA PODEM CAUSAR NOS CABELOS.

Sei que esse é um tema que mexe diretamente com a cultura alimentar de nosso país. Um leite quentinho no inverno, um leite com café no café da manhã parece nutrir emocionalmente quem o toma. Quem gosta de leite de vaca, sabe do que estou falando. Parece ser impossível viver sem.

Tenho estudado muito sobre esse assunto e, coincidência ou não, recebo com frequência aqui na clínica casos bem interessantes de problemas relacionados ao leite de vaca. E obviamente, ninguém ainda havia relacionado o leite ao problema.

Em resumo, o que mais me chamou atenção foi o caso de um paciente jovem que apresentava sinais e sintomas de inflamação importante em couro cabeludo associado ora prurido ou queimação na região. A lesão predominante era de uma foliculite e havia linfonodos aumentados e dolorosos à palpação na região cervical.  Havia sido tratado várias vezes com leve melhora por um tempo, retornando de forma intensa a “crise”. Isso impactava muito sua qualidade de vida, era nítido.

Depois de uma anamnese longa (questionário que o médico faz ao paciente para se chegar a um diagnóstico) e muito detalhada, algo me chamou atenção. A quantidade excessiva de leite de vaca ingerida por dia (paciente achava normal, afinal, já era um hábito de muitos anos). Apesar de já ter minha principal hipótese para se chegar ao diagnóstico, optei por excluir primeiramente outras patologias mais graves, que apesar de ser rara, não poderia ignorar. Fiz uma extensa investigação laboratorial (exames de sangue, imagem, nutricional e etc) e não realmente não havia nenhuma patologia envolvida. Havia deficiências nutricionais comprovadas laboratorialmente. Enfim, paciente foi tratado e orientado sobre sua alimentação. Já não tem mais lesões “espinhas” e/ou irritação em seu couro cabeludo.

Por que o leite de vaca pode causar problemas capilares?

O nosso intestino é habitado por vários microorganismos e bactérias que atuam na digestão e na absorção dos nutrientes que precisamos. O indivíduo que tem algum tipo de alergia ou intolerância alimentar, sempre que consome este alimento sua flora intestinal ficará desequilibrada causando alterações intestinais sintomáticas ou não, sintomas em órgãos distantes (por exemplo, o couro cabeludo entre outros), além predispor o organismo a um erro de comunicação grave predispondo a alergias diversas, baixa imunidade e patologias auto-imunes. Falo um pouco sobre esse mecanismo também, no texto Intolerância ao glúten.

disbiose

Na pele e cabelo, o leite de vaca pode estar relacionado:

  • Queda de cabelo excessiva
  • Dermatite (inflamação)
  • Foliculite (espinhas)
  • Alergia
  • Seborreia (oleosidade excessiva)
  • Acne

alergia disbiose - leite

Minha orientação é que procure um bom profissional se algo não vai bem com você. Nosso corpo fala e ele está sempre nos tentando alertar sobre algo antes de adoecer de fato. Não ignore. Infelizmente, percebo um conformismo muito grande nas pessoas em geral, do tipo “Ah, sou assim mesmo”, Ah, tenho isso desde criança e não tem jeito” e por assim vai. Erro alimentar causando uma série de sinais e sintomas é algo muito mais comum do que que a maioria pensa e pode ter consequências trágicas para o organismo se não corrigido. O diagnóstico parece ser fácil, mas não é. Nossa alimentação é variada e tentar achar o alimento-problema é difícil. Quem tenta fazer isso sem ajuda de um profissional pode se frustrar e achar que não pode comer mais nada. Vai desistir na primeira dificuldade e novamente achar que não tem jeito de resolver. Sem contar que depois de descoberto o erro alimentar, é necessário tratar a crise, fazer uma desintoxicação, restaurar a flora intestinal, e por final, fazer uma prevenção para evitar recorrências.

Espero ter ajudado :)