Beleza dos fios

Você sabe o que significa Low Poo e No poo?

13/10/2017 por Evelize Bratfisch

SHAMPOO LOW POO® E NO POO®
SHAMPOO LOW POO® E NO POO®

13/10/2017

Você sabe o que significa Low Poo e No poo?

por Evelize Bratfisch

0

ENTENDA MAIS SOBRE COMO ESCOLHER SEU SHAMPOO

Olá Pessoal! O tema de hoje é bem atual, gera um pouco de confusão, mas eu explicarei a vocês de uma forma bem simples.

São dois produtos diferentes, cada um voltado para um tipo de público. Em uma tradução livre NO POO® – NENHUM XAMPU consiste em não utilizar shampoo para lavar os cabelos, usando apenas condicionador isento de silicones insolúveis em água, enquanto o LOW POO® – POUCO XAMPU utiliza-se uma pequena quantidade de um tipo específico de shampoo voltado para essa técnica, sem petrolatos e sulfatos fortes em sua composição (BENDER, MASSEY & CHIEL, 2011).

Esses termos foram criados por Lorraine Massey, pesquisadora de uma famosa marca de produtos cosméticos para cabelos cacheados e autora do livro “Manual da Garota Cacheada”. Então, podemos perceber que é um produto feito para cabelos cacheados, secos e difíceis de domar.

Segundo a autora, os grandes vilões são os SULFATOS (especialmente o Lauril Sulfato de Sódio), ALGUNS PETROLATOS (mais comum são as parafinas, vaselina e óleo mineral) e os SILICONES INSOLÚVEIS EM ÁGUA.

Esses produtos não podem ser considerados naturais ou orgânicos, pois permitem em sua composição, matérias-primas que não são permitidas nos produtos naturais, tais como, parabenos ou outros conservantes sintéticos, alguns polímeros derivados de petróleo, tais como PEG-8, além de tensoativos de origem sintética.

Os dois produtos são indicados para cabelos cacheados. O Low Poo® é recomendado para os cabelos que não sofreram tantos danos, mas que também não suportam a ação de tensoativos aniônicos (aqueles com maior poder limpeza), como o Lauril Éter Sulfato de Sódio e o Lauril Sulfato de Sódio. O Lauril Sufosuccinato de Sódio que também é um tensoativo aniônico, mas que produz menos espuma, é menos irritativo e tem uma ação condicionante, não é usado neste tipo de xampu.

Para ter alguma ação de limpeza, os fabricantes utilizam um tensoativo derivado do Coco, a Cocoamidopropilbetaína, agindo como agente de limpeza ou condicionante dependo do pH da formulação (ácido ou básico).

No caso do No Poo® não há nenhum tipo de tensoativo na sua fórmula, pois é indicado para cabelos cacheados, muito secos e sensibilizados.

VAMOS ANALISAR A FÓRMULA DO HIGIENIZADORES NO POO® E LOW POO® MAIS FAMOSOS DO MERCADO:

Ingredientes No Poo®: Aqua, Cetyl Alcohol, Glycerin, Isopropyl Palmitate, Behentrimonium Chloride, Laureth-4, Vitis Vinifera Seed Oil, Propylene Glycol, Rosmarinus Officinalis Leaf Extract, Melissa Officinalis Leaf Extract, Achillea Millefolium Extract, Chamomilla Recutita Flower Extract, Cymbopogon Schoenanthus Extract, Humulus Lupulus Extract, Wheat Amino Acids, Mentha Arvensis Leaf Oil, Diazolidinyl Urea, Iodopropynyl Butylcarbamate, DMDM Hydantoin, Menthol, Citric Acid, Parfum, Citronellol.

Ingredientes Low Poo®: Aqua, Cocoamidopropyl Betaine, PEG-40 Hydrogenated Castor Oil, Polyquartenium-7, Propylene Glycol, Hydroxyethylcellulose, Polyquartenium-10, Rosmarinus Officinalis leaf Extract, Melissa Officinalis Leaf Extract, Achillea Millefolium Extract, Chamomilla Recutita Flower Extract, Cymbopogon Schoenanthus Extract, Humulus Lupulus Extract, Citric Acid, Diazolidinyl Urea, Iodopropynyl Butylcarbamate, DMDM Hydantoin, Parfum.

Emoliente – formadores de filme, amaciam, dão brilho e melhoram a penteabilidade.

Agente condicionante – penteabilidade, evita quebra, reparação, força e resistência, maciez e desembaraço.

Umectante – retenção de água.

Extratos vegetais – resistência, brilho, força, maciez, proteção, refrescância.

Tensoativo Anfótero – Age como detergente ou condicionador dependendo do ph da emulsão.

O sistema No Poo® é um produto com nenhum atributo de limpeza, o óleo de menta e o mentol dão uma sensação de limpeza pela ação refrescante. Os emolientes presentes, o agente condicionante e os extratos vegetais tratam os fios. O restante dos ingredientes, são componentes da emulsão, não possuem ação cosmética. Já o Low Poo® apresenta um componente de limpeza que é o tensoativo anfótero, mas é muito pouco para uma limpeza efetiva. A presença deste tensoativo e a ausência de emolientes na fórmula são as únicas diferenças significativas entre os dois produtos.

Fazendo uma análise química entre o cabelo e estes produtos, conclui-se que realmente são restritos a um grupo específico de cabelo e couro cabeludo, pois são produtos que não possuem ação de limpar o couro cabeludo, e as mulheres na sua maioria, mesmo que tenham fios secos, sensíveis ou danificados, apresentam oleosidade no couro.

Não são produtos de uso diário, tendem a se acumularem nos fios, assim como a sujeira, aumentam a oleosidade do couro, podendo causar afecções nos mesmos (sobre isto a médica e Tricologista Dra. Anaflávia pode discorrer melhor).

Em suma, sempre converse com um Dermatologista ou Tricologista para saber se realmente estes produtos são as melhores opções para a higienização dos seus fios.

Beijos e lembrem-se cuidar do cabelo é muito bom, mas faça isso sem cometer loucuras!!!

¨Tenho recebido, com frequência, pacientes com muitas dúvidas e confusão sobre o conceito Low Poo e No Poo, sendo que a maioria associa o conceito ao natural ou orgânico. São produtos que apresentam em sua composição um menor poder de irritação, e ao mesmo tempo, menor eficiência na limpeza do couro cabeludo. Pode ser muito bem-vindo em algumas situações sim (eu indico inclusive) e se aplicado da forma correta. Portanto, não é indicado para todo tipo de couro, pois pode acarretar consequências muito desagradáveis. Peça a seu médico e/ou Tricologista para avaliar seu caso, individualmente. Este texto da química Evelize foi muito esclarecedor¨ – Comentário feito pela Tricologista Dra. Anaflávia Oliveira.

Se gostou, compartilhe! Informação também é luz! 😉

Quer conhecer mais sobre os tratamentos capilares realizados pela nossa equipe multidisciplinar na Clínica Folyic?
Acesse: www.folyic.com.br ou ligue para (11) 2769-1796 / 96919-0354.

REFERÊNCIA
BENDER, M.; MASSEY, L. & CHIEL, D. CURLY GIRL: THE HANDBOOK. WORKMAN PUBLISHING COMPANY, 2011.
CORRÊA, MARCOS ANTONIO. COSMETOLOGIA CIÊNCIA E TÉCNICA. 1 ED. ED. MEDFARMA. SÃO PAULO, 2012.
HALAL, JOHN. DICIONÁRIO DE INGREDIENTES DE PRODUTOS PARA CUIDADOS COM O CABELO. ED. SENAC. SÃO PAULO, 2010.