Saúde do couro cabeludo

NOVIDADES E TENDÊNCIAS NOS TRATAMENTOS CAPILARES

10/11/2017 por Drª Anaflávia Oliveira

IAT, ABT, TRICOLOGIA, TRICOLOGISTA
IAT, ABT, TRICOLOGIA, TRICOLOGISTA

10/11/2017

NOVIDADES E TENDÊNCIAS NOS TRATAMENTOS CAPILARES

por Drª Anaflávia Oliveira

0

A TRICOLOGIA E O CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRICOLOGIA E CIÊNCIA COSMÉTICA (IAT)

Este mês de outubro, aconteceu o IV Congresso Internacional de Tricologia e Ciência Cosmética em São Paulo realizado pela International of Association of Trichologists (IAT) e organizado pela Academia Brasileira de Tricologia (ABT). Alguns pacientes da clínica, vendo nossa movimentação e animação para os preparativos do congresso, me perguntavam se havia alguma novidade nos tratamentos capilares e, pensando nisso, resolvi escrever alguns textos para mostrar um pouco para vocês sobre o que foi abordado nesses 4 dias intensos.

No pré-congresso, a Dra. Aline Pucci, médica que atua junto comigo aqui na clínica Folyic, ministrou a palestra “Tendências, Novidades e Protocolos na Prática da Tricologia Médica”. Fazendo uma revisão dos artigos mais atuais que foram publicados este ano 2017, ela comentou sobre as novidades e tendências das principais patologias do couro cabeludo.

Mesa Redonda Pré Congresso

Mesa Redonda Pré Congresso

IAT, ABT, TRICOLOGIA, TRICOLOGISTA

Alopecia frontal fibrosante. Palestra Aline

Sobre a Alopecia Frontal Fibrosante: Um tipo de alopecia cicatricial (que destrói os folículos pilosos) que está se tornando cada vez mais comum e acomete principalmente as mulheres menopausadas, mas ocorre também em homens e jovens. É um tipo de alopecia que pode ser confundida com a calvície comum por ter uma apresentação semelhante, sem contar que uma pessoa pode apresentar as duas patologias ao mesmo tempo. Houve uma suspeita de uma possível associação da doença com o uso de cosméticos em geral (particularmente os hidratantes e protetor solar).

Embora não haja provas que comprovem essa relação ainda, é algo que não podemos subestimar em nossos atendimentos. E por isso, nossas prescrições e indicações de produtos prezam por ativos, veículos e formulações mais naturais. Entramos em contato com uma grande quantidade de cosméticos por dia que levam a um efeito acumulativo na pele. É sabido que muitas substâncias presentes nestes produtos são tóxicas para o organismo por serem potencialmente irritativas, alérgicas ou cancerígenas. Falei um pouco sobre disruptores endócrinos presentes nos cosméticos em uma de minhas palestras. Em outro texto, voltarei a falar desse tema com vocês.

Então, isso significa que não se deve utilizar esses produtos? Não! Há muitas marcas nacionais e internacionais que produzem produtos livres desses componentes, porém são mais caros que os tradicionais e não é todo mundo que consegue ainda ter acesso. Levamos isso em consideração também em nossos atendimentos quando o paciente relata e pede por produtos com melhor custo-benefício. Esse mercado está em franca expansão e talvez, em um futuro próximo, os preços estarão mais acessíveis. De qualquer forma, prevenir é melhor que remediar, não é mesmo?

Sobre a intradermoterapia (mesoterapia) em alopecia androgenética (calvície): Outro assunto abordado pela Dra. Aline Pucci. O que me chamou mais atenção foi o fato de algumas sessões realizadas com um intervalo de tempo maior apresentarem também bons resultados. Sabem o que isso significa? Que em alguns casos (após avaliação médica), não é necessário o paciente fazer aquela quantidade imensa de sessões e fechar um pacote extenso que muitas vezes fica bastante oneroso.

E teve outras patologias abordadas, como a alopecia permanente em pacientes pós-quimioterapia, tratamentos com os biológicos na alopecia areata e os melhores antifúngicos no tratamento de tinha do couro cabeludo (micose).

Outro destaque que tivemos no congresso, foi a PREMIAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR do trabalho científico realizado pela nossa equipe de Terapia Capilar, a Magdalena Rios e o Eduardo Motta, com o tema “O Benefício do Roller de 0,5mm no Tratamento da Alopecia Androgenética Masculina”. Parabenizo esses dois profissionais que, com muita competência e dedicação, ganharam esse prêmio em um total de 19 trabalhos apresentados no congresso. Não é nada fácil realizar um estudo e, muito menos, ficar em primeiro lugar diante de tantos trabalhos bons.

Entrega Prêmio

Entrega Prêmio

Premiação Trabalho Científico

Premiação Trabalho Científico

IAT, ABT, TRICOLOGIA, TRICOLOGISTA

Dra Anaflávia, Dr Ademir Jr e Dra Aline Pucci

Em um outro momento, vou comentar sobre outro estudo premiado que achei muito interessante e tenho certeza de que vão gostar de saber. Quero também escrever sobre outras palestras muito interessantes e que só confirmaram que estamos no caminho certo em abordar os pacientes com problemas capilares de forma integral.

Cuidar do cabelo é cuidar da saúde. Nisso que acreditamos e realizamos! 😉

Agradeço imensamente o carinho que recebi de muitos profissionais no congresso. Feliz por perceber que as pessoas se importam, sim, com um trabalho bem feito e realizado com amor. Infelizmente, como ocorre em todas as áreas, a Tricologia também tem seus “cases” por aí que nos frustram e nos deixam indignados. Mas acredito que a maioria tem consciência de quando algo não “cheira” bem e já sabe separar o joio do trigo. Por isso, procure sempre um profissional que realmente saiba o que está fazendo e que cuida de você.

Quer conhecer mais sobre os tratamentos capilares realizados pela nossa equipe multidisciplinar na Clínica Folyic?

Referências Bibliográficas:
Frontal Alopecia Fibrosing in men: an association with facial moisturizers and sunscreens. Jr B. dermatology, 2017.