Beleza dos fios

O IMPACTO DO SECADOR, BABYLISS E CHAPINHAS NO CABELO

21/12/2017 por Drª Anaflávia Oliveira

O IMPACTO DO SECADOR, BABYLISS E CHAPINHAS NO CABELO
O IMPACTO DO SECADOR, BABYLISS E CHAPINHAS NO CABELO

21/12/2017

O IMPACTO DO SECADOR, BABYLISS E CHAPINHAS NO CABELO

por Drª Anaflávia Oliveira

0

SEU USO REALMENTE DANIFICA O CABELO?

Mais um tema que eu gostaria de conversar com vocês, pois é uma dúvida frequente de nossas pacientes aqui na clínica e acredito ser sua também:

Usar secador, chapinha, e baby liss danifica o cabelo?

Como faço para proteger meu cabelo nessas situações?

O calor excessivo vindo de qualquer fonte provoca perda de água nos fios e, por isso, leva à desidratação, isto é, o cabelo fica mais seco. Quanto maior a temperatura, maior o dano. Ou seja, além de perder água, o cabelo perde lipídios, aminoácidos e proteínas, deixando-o frágil e propenso à quebra com muita facilidade.

Para explicar melhor o porquê isso acontece, vou citar um estudo apresentado no último Congresso Internacional de Tricologia e Ciência Cosmética, que ocorreu em outubro deste ano e que, inclusive, ganhou o segundo lugar. No meu último texto, citei o trabalho que ganhou o primeiro lugar, com o tema Microagulhamento na Calvície Masculina.

Cibele Rosana, do departamento de ciências farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), juntamente com outros pesquisadores avaliou a degradação térmica de mechas de cabelos caucasianos, orientais e afro virgens (sem nenhuma química) por meio de técnicas de Termogravimetria/Calorimetria Exploraria Diferencial (TG/DSC), acopladas ao Espectrômetro de Massas (MS) e à Espectroscopia na Região do Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR).

Os efeitos do calor no fio de cabelos são progressivos e pioram à medida que a temperatura aumenta. Vejam:

  1. Perda de água presente nos fios.
  2. Degradação dos aminoácidos a 200ºC.
  3. Desnaturação térmica da alpha-queratina com liberação de CO², SCO e NH³ a 220ºC.

Por isso, o cabelo fica seco e, dependendo da temperatura, ocorrerá perda de queratina, afetando as propriedades mecânicas dos fios como resistência e elasticidade. O cabelo fica frágil, quebrando com facilidade.

IAT, SECADOR, CHAPINHA, CONGRESSO TRICOLOGIA

Curvas TG e DSC a 10°C min-¹

Que mulher não gosta de usar o secador, chapinha ou baby liss nos cabelos para deixá-los bem modelados, não é mesmo!? Quando feito da forma correta e com segurança, não vejo motivos para proibir seu uso. Alguns cuidados são essenciais, e não abra mão caso queira manter seu cabelo saudável!

Deixo aqui algumas dicas para proteger seus cabelos na hora de usar secador, chapinha e baby-liss :)

  • Escolha um bom profissional cabeleireiro, terapeuta capilar e/ou visagista para cuidar de seu cabelo. Ele saberá exatamente o que fazer e como fazer.
  • Evite fazer em casa com muita frequência e, se optar por fazer, procure um profissional para ensiná-lo. O uso adequado de qualquer aparelho térmico, levando em consideração a temperatura, a técnica e o tempo de aplicação, são fundamentais para diminuir o dano na haste capilar.
  • Não confie apenas na temperatura máxima que seu aparelho atinge, pois dependendo da forma como você aplica, esta temperatura pode duplicar e causar danos irreversíveis na fibra capilar.
  • Faça uma avaliação com seu tricologista ou terapeuta capilar e procure usar produtos para lavar, condicionar, hidratar e finalizar específicos para seu tipo e situação atual do cabelo. Utilizar qualquer produto sem nenhum critério aumenta as chances de quebra do cabelo.
  • Se seu cabelo já está muito fragilizado por qualquer motivo, melhor evitar ao máximo o uso de calor excessivo. Deixe para fazer apenas em uma ocasião especial como eventos ou festas. No dia a dia, se for preciso secar, que seja feito a uma distância maior dos fios e sem fazer muita tração.
  • Escolha uma escova correta.
  • Veja outras alternativas para arrumar o cabelo. Invista em tratamentos para os fios, pois o cabelo necessita de reposição de nutrientes que foram perdidos. Com uma sequência adequada de tratamentos, os fios vão recuperando sua saúde de uma forma muita mais rápida.

Espero que tenham gostado e ano que vem estou preparando muitos temas para vocês.

Estamos imensamente gratos a cada palavra de carinho que toda a Equipe Folyic recebeu por parte dos pacientes e de colegas e amigos profissionais neste ano. Vocês nos dão força para continuarmos seguindo trabalhando com dedicação e acima de tudo, com muito amor. Sim, vale muito à pena. É um caminho mais leve e cheio de gratidão.

Um excelente final de ano a todos e que o ano de 2018 seja próspero e cheio de muita luz, paz e leveza. Gratidão!

Quer conhecer mais sobre os tratamentos capilares realizados pela nossa equipe multidisciplinar na Clínica Folyic? Acesse www.folyic.com.br ou ligue para (11) 2769-1796 / 96919-0354.

 

Referências Bibliográficas:
Degradação térmica de amostras de cabelos de diferentes etnias – R. C. R L. Cibele, A.A.C Ricardo, R.L.C Regina, D.B.M. Luci.
Frontal Alopecia Fibrosing in men: an association with facial moisturizers and sunscreens. Jr B. dermatology, 2017.