Beleza dos fios

POR QUE O CABELO MUDA DE FORMA NA PRESENÇA DE ÁGUA, SECADOR E QUÍMICA CAPILAR?

20/02/2018 por Eduardo Motta

CABELO MUDA DE FORMA, Queratina, mudanças no formato do cabelo, secador
CABELO MUDA DE FORMA, Queratina, mudanças no formato do cabelo, secador

20/02/2018

POR QUE O CABELO MUDA DE FORMA NA PRESENÇA DE ÁGUA, SECADOR E QUÍMICA CAPILAR?

por Eduardo Motta

0

ENTENDA MAIS SOBRE AS MUDANÇAS NO FORMATO DOS NOSSOS CABELOS

Nossos cabelos mudam de formato constantemente, seja por questões ambientais como umidade, água, vento, secador, seja pelas questões hormonais como na puberdade, na gravidez, na menopausa ou por processos químicos como coloração, luzes ou alisamentos. Hoje, convidamos o prof. Eduardo Motta para falar o porquê isso ocorre.

O cabelo é uma secreção proteica (morta) do sistema capilar em que está presente o folículo piloso (que é vivo). A proteína é formada por longas cadeias de aminoácidos unidos de ponta a ponta, formando uma hélice. Em seu interior, são formadas muitas pontes, que são ligações químicas que unem as estruturas e cada uma delas tem sua função e especificidade.

Queratina, mudanças no formato do cabelo, secador

Estrutura tridimensional da Queratina do Cabelo.

Portanto, esta proteína (queratina) é composta por essas ligações que seguram o cabelo em seu formato natural e são responsáveis pela incrível força e elasticidade do cabelo humano.

Discorri as mesmas mediante a sua força e seu grau de importância respectivamente:

Ligações de Dissulfeto ou Pontes de Enxofre

As ligações de dissulfeto são as mais fortes das ligações químicas e o são rompidas com o calor e com o secador. Essas ligações formam o aminoácido cistina, que é o principal em relação à elasticidade do cabelo, e temos o mesmo distribuído na cutícula predominantemente e o restante no córtex. Portanto, é correto afirmar que a rigidez da estrutura capilar se dá de fora para dentro, e não o inverso, como a maioria das pessoas pensam.

Ligações de Sal

As ligações de sal são muito mais fracas e menos resistentes que as de dissulfeto. São enfraquecidas pela água e facilmente rompidas por soluções alcalinas e alteradas pelas mudanças nos níveis de pH. Portanto, até mesmo os cosméticos podem provocar tais alterações e, por isso, o cabelo muda de forma, às vezes, fica mais liso, ou com mais frizz, ou mais indefinido. Mas há tantas ligações de sal no cabelo, que acabam por ser responsáveis por um terço da força total do cabelo.

Ligações de Hidrogênio

São as mais fracas e menos resistentes que todas as outras ligações no cabelo; e são facilmente rompidas pela água. Basta apenas molhar o cabelo com água, para que elas se rompam, mas quando o cabelo seca se formam novamente.

Por que o Cabelo Muda seu Formato quando Fazemos Escova?

Molhar cabelo rompe as ligações de hidrogênio e permite que este cabelo seja esticado e preso nos bobes. Secar o cabelo remove a água e forma novamente as ligações de hidrogênio em um novo eixo. Essas mudanças são apenas temporárias. Assim que o cabelo é molhado ou exposto à alta umidade, voltará ao seu formato natural.

Quando falamos de tratamentos para os fios que dão força, resistência, flexibilidade, maciez e brilho aos cabelos, essas estruturas fazem parte de todo esse processo. Convido vocês a lerem o texto CAUTERIZAÇÃO CAPILAR, BOTOX CAPILAR, RECONSTRUÇÃO CAPILAR E SELAGEM CAPILAR – A VERDADE E OS MITOS! Lá, explico melhor as diferenças entre alguns tratamentos disponíveis no mercado atualmente e desvendo alguns mitos que permeiam esse assunto. Espero que gostem!

Obrigado e até a próxima!

Quer conhecer mais sobre os tratamentos capilares realizados pela nossa equipe multidisciplinar na Clínica Folyic?

Acesse www.folyic.com.br ou ligue para (11) 2769-1796 / 96919-0354.

Referências Bibliográficas:
Tricologia e a Química Capilar. John Halal.