Saúde do couro cabeludo

COM QUE FREQUÊNCIA DEVEMOS LAVAR O CABELO?

29/06/2018 por Amanda Barbeito

qual a frequência para lavar os cabelos
qual a frequência para lavar os cabelos

29/06/2018

COM QUE FREQUÊNCIA DEVEMOS LAVAR O CABELO?

por Amanda Barbeito

0

A FREQUÊNCIA PARA LAVAR O CABELO, MUITAS VEZES, É APONTADA COMO CAUSA DE QUEDA CAPILAR. AFINAL, QUAL É A INDICAÇÃO DOS ESPECIALISTAS?

Essa é uma dúvida muito comum, principalmente, entre as mulheres e, de início de conversa, já digo que dentro da medicina, da tricologia e do meu caminhar até hoje, aprendi uma coisa que considero de extrema importância e que levo não só no trabalho, mas na vida: “Devemos observar cada indivíduo de forma única, não o comparando com mais ninguém, a não ser com ele mesmo”.

Existem diversos tipos de cabelo e couro cabeludo e, para cada um deles, existe uma indicação diferente. Por isso, o melhor a se fazer é procurar seu tricologista ou terapeuta capilar para avaliar qual é a opção mais adequada para o seu caso!

POSSO LAVAR O CABELO TODOS OS DIAS?

Já deu para ver que quando falamos de cabelo, o negócio é bem amplo, não é mesmo? Por isso, para definir a frequência de lavagem, devemos avaliar o tipo de cabelo e o couro cabeludo.

Mas Amanda, eu lavo o cabelo todo dia e meu cabeleireiro disse que é péssimo. O problema é que meu couro cabeludo é muito oleoso!

Esse é um comentário comum entre as minhas clientes e pacientes e, por isso, eu sempre digo: pessoal, se seu cabelo e couro cabeludo são oleosos, você deve lavar a cabeça todos os dias! Caso contrário, o excesso de oleosidade pode gerar uma inflamação e promover mais oleosidade, além de causar uma descamação que pode ser associada a uma dermatite seborreica.

Não existe uma regra quando falamos de cabelo. O excesso de oleosidade, por exemplo, pode diminuir daqui 3 ou 4 anos, e não haverá a mesma necessidade de lavagem que se tem hoje!

Uma pessoa com o couro cabeludo sensível e uma patologia associada não vai querer lavar todos os dias, porque aquilo a incomoda. E isso não está errado! Hoje em dia, temos xampus e outros produtos que melhoram o aspecto do cabelo e são ideais para pessoas que não conseguem ter uma frequência boa de lavagem, seja por sensibilidade ou até mesmo falta de tempo. Mas para cada um dos casos existe um xampu, condicionador ou tratamento específico.

Para saber qual é a frequência de lavagem ideal para o seu cabelo, sugiro passar em uma consulta com o tricologista ou terapeuta capilar para uma melhor avaliação do seu tipo de cabelo e couro cabeludo.

Espero que tenham gostado e até breve!

www.folyic.com.br

Instagram: @folyic_tratamento_capilar

Facebook: Folyic Tratamento Capilar