Saúde do couro cabeludo

CONHEÇA OS PRINCIPAIS TRATAMENTOS PARA CALVÍCIE MASCULINA!

08/08/2018 por Dra. Larissa Pitombeira

folyic-blog-calvicie
folyic-blog-calvicie

08/08/2018

CONHEÇA OS PRINCIPAIS TRATAMENTOS PARA CALVÍCIE MASCULINA!

por Dra. Larissa Pitombeira

0

A CALVÍCIE MASCULINA NÃO TEM CURA, MAS PODE SER TRATADA!

Muitos homens ainda tratam a queda de cabelo como um beco sem saída, o que mostra a falta de conhecimento do público masculino sobre o assunto. Mas não se preocupe, nós da equipe FOLYIC vamos te ajudar a entender mais sobre essa condição!

O QUE É CALVÍCIE MASCULINA?

A alopecia androgenética masculina, mais conhecida como calvície, está dentre os tipos de queda capilar mais relatados no consultório. Ela se caracteriza, principalmente, pela miniaturização (afinamento) dos fios, que tem como consequência a queda e a percepção de que o cabelo está ficando ralo.

SOMENTE HOMENS SÃO AFETADOS?

É importante esclarecer que, apesar de ser mais comum nos homens, a calvície pode ocorrer em ambos os sexos, sendo que a frequência e a gravidade aumentam com a idade. No entanto, a condição também pode acometer jovens, e quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de retardar a progressão da calvície, ou até mesmo reverter o quadro.

QUAIS SÃO AS CAUSAS?

Genes e hormônios estão envolvidos nas causas do problema. Hoje em dia, contamos com testes genéticos que auxiliam na avaliação da predisposição e risco de desenvolver alopecia androgenética e são úteis, principalmente, para quem é jovem e tem histórico familiar.

EXISTE TRATAMENTO?

O mais interessante é saber que existem SIM tratamentos para o controle da calvície, além de medidas para retardar sua evolução!

O minoxidil é um ativo bastante usado em loções, que pode variar na sua posologia e ainda ser associado a outros ativos que vão potencializar o resultado. Tem suas precauções, contraindicações e formas de uso específicas para que não ocorra nenhum tipo de complicação, por isso, não recomendamos a automedicação, uma prática muito recorrente em quem tem alopecia.

A finasterida é um medicamento tradicionalmente utilizado que é prescrito pelo tricologista. É preciso ter cautela na indicação, uma vez que a finasterida pode ter alguns efeitos colaterais indesejados. Por isso, são necessárias uma avaliação clínica criteriosa e exames específicos para auxiliar na segurança de sua prescrição. Detalhe: Não são todas as pessoas que podem fazer uso desta medicação, portanto, outras alternativas devem ser consideradas no tratamento.

Existem também procedimentos realizados em consultório que serão sinérgicos com o tratamento medicamentoso e tópico. Eles podem acelerar a percepção positiva para o paciente! Esses tratamentos são indicados durante a consulta, e cada caso tem uma indicação específica. São eles:

  • Bioestimulação Folicular utilizando óleos essenciais, fitoterapia, minerais e ativos específicos no couro cabeludo
  • LED, laser e infravermelho aplicados no couro cabeludo
  • Microagulhamento
  • Infusão de ativos com microagulhas, conhecida como Intradermoterapia ou mesoterapia.

Todos esses procedimentos são realizados em consultório, e é através da análise do histórico do paciente e de uma série de exames que o tratamento adequado é indicado.

Por isso, homens, não se deixem levar ao conformismo! Converse com um tricologista para elaborar um bom plano de tratamento para sua calvície. A disciplina e adesão ao tratamento são os maiores aliados nessa caminhada.

Até a próxima!

Deseja agendar uma consulta? Entre em contato conosco nos telefones (11) 2769-1796 / (11) 94518-1135 ou envie um e-mail para agendamento@folyic.com.br. Estaremos à sua disposição para agendamentos e mais informações.

www.folyic.com.br

Instagram: @folyic_tratamento_capilar

Facebook: Folyic Tratamento Capilar