Beleza dos fios

COMO LAVAR, SECAR E ARRUMAR OS CABELOS? CUIDADOS QUE FAZEM A DIFERENÇA!

15/03/2019 por Drª Anaflávia Oliveira

Cuidados Básicos para Cabelo: Lavar, Secar e Arrumar | Blog FOLYIC
Cuidados Básicos para Cabelo: Lavar, Secar e Arrumar | Blog FOLYIC

15/03/2019

COMO LAVAR, SECAR E ARRUMAR OS CABELOS? CUIDADOS QUE FAZEM A DIFERENÇA!

por Drª Anaflávia Oliveira

0

Trate seu cabelo como uma jóia preciosa“, costumo dizer para as pacientes.

Digo isso no sentido de tocá-lo com delicadeza sempre – ao lavar, massagear, enxaguar, pentear, desembaraçar, secar e prender. Parece óbvio, mas não é. A maioria acha que faz certo, mas não faz.

Nunca esqueço da experiência que tive quando fazia natação em uma academia. Após a aula, todas íamos para o vestiário tomar banho. E lá, eu ficava perplexa e angustiada quando via como as mulheres tratavam seu cabelos. Esfregavam, chacoalhavam e torciam o cabelo a mão, com a toalha ao mesmo tempo que abaixavam ou viravam a cabeça em diferentes ângulos, tudo muito rápido. Desembaraçavam os cabelos à força, com pressa e secavam ou tiravam a umidade dos cabelos de forma que pareciam que quanto mais frizz, melhor. Oi?!

Alguns cabelos até “suportam bem” essas agressões, mas para quem tem um cabelo fino, cacheado ou fragilizado por química, não.

CUIDADOS BÁSICOS PARA QUALQUER TIPO DE CABELO

Aliar o conhecimento teórico com o prático nos leva a um outro patamar de entendimento de como o cabelo reage a diversos fatores ambientais. Aqui, reuni algumas preciosidades que aprendi ao cuidar de cabelos o dia todo e conversar com profissionais de diversas áreas sobre alguns fatos que observava e os pacientes me contavam.

Façam muito proveito dessas informações. Seu cabelo vai mudar, para melhor, é claro! 🙂 #ficaadica

TEMPERATURA DA ÁGUA

Água morna ou fria, nunca quente. No couro, a água quente estimula a produção de sebo nas glândulas sebáceas, remove a proteção natural e leva à perda de água. Nos fios, dilata a cutícula aumentando a perda de nutrientes e água dos fios. Resultados: Aumento oleosidade (efeito rebote), aumento da porosidade, perda do brilho e ressecamento do couro e fios.

A água fria aumenta o brilho dos cabelos por constrição das células cuticulares. Abuse disso no verão.

QUALIDADE DA ÁGUA

Água com uma quantidade maior de minerais pesados como cálcio, ferro entre outros deixam o cabelo com aspecto mais ressecado, indefinido (com frizz) e pesado. Se percebeu que a água que lava os cabelos não é boa, recomendo a instalação de filtros para chuveiro.

Traz muitos benefícios também para quem tem a pele sensível ou alérgica, pois filtra o flúor, que é um agente sensibilizante para a pele.

PRODUTOS PARA O CABELO

Dê preferência por utilizar shampoos com pH próximo ao do couro cabeludo – em torno de 5,5 – e condicionadores em torno de 4. Cosméticos que possuem um pH muito alto ou muito baixo podem causar irritações no couro cabeludo e danos na haste capilar.

Diluir o shampoo na água, na proporção de 1:2, pode ser uma boa. Só faça isso no momento da aplicação, pois quando se adiciona água em uma fórmula cosmética, você acaba alterando toda a sua segurança e equilíbrio. Por isso, não deve ser usado depois! Massageie com movimentos circulares, com “mãos de fada”. Não precisa aplicar no comprimento dos fios, pois estes são lavados com a própria espuma e no enxágue.

Utilize produtos específicos para seu tipo e condição de cabelo (mais à frente, entro nesta questão).

Ter uma rotina bem definida é importante. Saber quais produtos podem ser utilizados diariamente, semanalmente ou eventualmente. Saber a forma correta de utilizá-los. Muitas vezes, é necessário variar os produtos durante a semana ou de tempos em tempos.

Sem essa de “vou usar esse produto para sempre, pois ele ficou muito bom no meu cabelo”! A vida muda, as necessidades mudam e os cabelos também mudam… A escolha de produtos é algo dinâmico e muda com o tempo e de acordo com as condições que se encontra seu cabelo.

SECAR O CABELO

Ao secar, nunca esfregue a toalha. Retire o excesso de água com as mãos suavemente em uma toalha ou tecido de algodão macio e suave. Aplique um leave-in em creme ou spray, específico para seu tipo de cabelo, no comprimento dos fios, antes de pentear seu cabelo.

Ao pentear, comece das pontas (se seu cabelo embaraça) e não puxe ou coloque força. A forma como você deixa seu cabelo é a forma que ele ficará após secar. Exemplo, se quer deixá-lo com menos volume e mais liso, utilize um pente fino no final. Se quer deixá-lo mais ondulado nas pontas, amasse as pontas com tecido de algodão, papel toalha ou TNT.

O uso de secador leva a um maior desgaste da superfície do cabelo, mas pode não ser um grande problema desde que usado da forma correta. Entenda isso como, aplicar um leave-in protetor nos fios ainda úmidos, secar quase completamente o cabelo com jato morno utilizando as mãos com muita delicadeza, e utilizar uma escova com cerdas macias e anatômicas nos fios quando o cabelo tiver quase seco com o secador há 15-20 cm de distância e a temperatura do secador entre 40-50 Cº, sem fazer uma grande tração.

Se você gosta de secar o cabelo em casa, oriento a fazer uma aula com um bom cabeleireiro. Ele te ajudará a escolher o secador, as escovas e a forma correta de secar seu cabelo além de indicar produtos e acessórios que farão a diferença.

PRENDER E ARRUMAR O CABELO

  • Ter o costume de prender o cabelo para trás ou colocar dreds pode causar alopecia de tração e retração da linha de implantação do cabelo (você percebe como aumento da testa, por assim dizer). Pode sentir o couro cabeludo mais sensível também. Uma boa avaliação e acompanhamento são necessários! Se gosta de prender o cabelo, melhor deixá-lo o mais frouxo possível com acessórios que não o arrebentam.
  • O uso esporádico de bonés, chapéus e capacetes não é prejudicial, mas se você usá-los quase que diariamente, alguns cuidados são necessários, pois o uso constante faz uma certa pressão no folículo e pode causar queda ao longo de anos de uso, além de facilitar o crescimento de fungos por excesso de suor e umidade causando caspas e dermatites. Lavar esses itens com regularidade, expô-los ao sol, e retirar o excesso de umidade são medidas importantes. Se fica o dia todo com ele, vale a pena retirar por alguns minutos ao longo do dia. Aos primeiros sinais de formação de caspa, o cabelo deve ser lavado com produtos específicos. Outra dica, não menos importante, é massagear o couro cabeludo semanalmente com óleos vegetais/essenciais/tônicos.


O ar condicionado aumenta o frizz do cabelo pela presença da molécula de água no ambiente. Para reduzir esse aspecto, pode usado um finalizador anti-frizz ao longo dos fios.

Fiquem atentos, pois postarei mais dicas de como cuidar do cabelo em casa.
Pequenas atitudes, grandes mudanças.

Espero que tenham gostado!


Caso conheça alguém que ficaria feliz em saber que esse programa existe e poderia ajudá-lo de alguma forma, compartilhe!

www.folyic.com.br 

agendamento@folyic.com.br

(11) 2769-1796 / (11) 94518-1135

Av. Lavandisca, 741, Conj. 25/26, Moema – São Paulo

Instagram: @folyic_tratamento_capilar

Facebook: Folyic Tratamento Capilar