Estilo de Vida

ESTRESSE, INSÔNIA E QUEDA CAPILAR: COMO O SONO PODE AJUDAR NO TRATAMENTO CAPILAR?

03/05/2019 por Drª Anaflávia Oliveira

blog-folyc-insonia-estresse-queda-capilar
blog-folyc-insonia-estresse-queda-capilar

03/05/2019

ESTRESSE, INSÔNIA E QUEDA CAPILAR: COMO O SONO PODE AJUDAR NO TRATAMENTO CAPILAR?

por Drª Anaflávia Oliveira

0

TEM INSÔNIA OU NOITES MAL DORMIDAS?

Fico um tanto assustada com a quantidade de pessoas que dormem muito mal por meses e que não parecem estar muito preocupadas em resolver essa questão e continuam mantendo esse padrão por tanto tempo. Se soubessem o impacto negativo que a insônia e noites mal dormidas podem trazer em todo o metabolismo, piorando as alterações hormonais, aumentando a dificuldade em perder peso, resistência insulínica e alterações emocionais, com a queda capilar dentre tantas outras alterações, acredito que as pessoas estariam mais atentas e dispostas a buscar ajuda e mudar hábitos para melhorar o sono.

A insônia pode ter inúmeras causas e é necessário entender sua origem para que haja melhora e ela seja sustentada e permanente. Alguns fitoterápicos, vitaminas e minerais auxiliam na modulação (correção, equilíbrio) dos neurotransmissores importantes na regulação do sono e podem contribuir muito na qualidade do sono. Não oriento fazer auto-suplementação, pois mesmo sendo um tratamento natural, tem suas precauções e contraindicações.

Excessos são prejudiciais! O equilíbrio é o objetivo.

Combinações e dosagens dos ativos são fundamentais para se alcançar um bom resultado. Em casos mais graves, talvez seja necessário o uso de medicamentos. A conduta é muito individual.

O que a insônia tem a ver com o cabelo? 

O cabelo é uma estrutura bem complexa e bastante sensível, pois recebe e emite sinais moleculares que impactam cada fase do ciclo capilar. Há uma interação intensa entre o folículo piloso e outros sistemas, como hormônios, neurotransmissores, citocinas, metabólitos diversos, toxinas e etc.

O sistema nervoso tem a mesma origem embriológica da pele e cabelo, portanto, entre ambos existe uma interação íntima e intensa. Um impacta no outro e vice-versa.

  • Insônia Inicial: relacionada à ansiedade e excesso de catecolaminas
  • Insônia Intermitente (sono fragmentado): relacionada à deficiência de serotonina e melatonina. 

Todos esses neurotransmissores participam das fases do ciclo capilar (crescimento, repouso e queda).

E por não ser um órgão de sobrevivência (e relegado a segundo plano nos planos de prioridades do organismo), o cabelo acaba sendo mais sensível, fazendo com que seja um dos primeiros órgãos a sofrer com qualquer desregulação metabólica que o corpo esteja passando. 

Sempre abordo esse assunto tentando entender suas causas e as corrigindo para que a normalidade e qualidade do sono se restabeleça.

Fico muito feliz quando o paciente, ao procurar tratar o cabelo, tem a oportunidade de melhorar a saúde em outros aspectos também. Ter uma visão integrada e completa de como funciona a fisiologia do corpo é essencial para restabelecer a saúde em diversos níveis, seja físico, mental ou emocional.

Os sinais e sintomas que o corpo nos envia todos os dias são pistas preciosas de que algo não vai bem e que precisa ser corrigido. Prevenção é isso! 

Prevenção é corrigir todos os desequilíbrios antes que a doença se instale. Prevenção não é apenas fazer exames e ficar esperando… ninguém adoece da noite para o dia! Prevenção é ação!!! Tomar medidas para que a normalidade metabólica e bioquímica se restabeleça.

E, claro, você pode ajudar mudando seus hábitos!

  • Evitar alimentos e atividades estimulantes (física ou mental) à noite;
  • Fazer respirações lentas e profundas prestando atenção nos sinais e sensações que o corpo está dizendo a você;
  • Tomar um bom chá calmante (camomila, erva doce, melissa) antes de dormir;
  • Aplicar óleo essencial de Lavanda e Camomila no corpo ou borrifar no quarto e travesseiro;
  • Se nutrir com bons pensamentos e agradecer por mais um presente: a vida.

Bom sono a vocês, o cabelo agradece!!!

Caso conheça alguém que ficaria feliz em saber que esse programa existe e poderia ajudá-lo de alguma forma, compartilhe!

www.folyic.com.br

Instagram: @folyic_tratamento_capilar

Facebook: Folyic Tratamento Capilar