Saúde do couro cabeludo

INTRADERMOTERAPIA

16/05/2019 por Drª Anaflávia Oliveira

intradermoterapia-tratamento-capilar-foliyc-blog
intradermoterapia-tratamento-capilar-foliyc-blog

16/05/2019

INTRADERMOTERAPIA

por Drª Anaflávia Oliveira

0

COMO AS INJEÇÕES PODEM AJUDAR NO SEU TRATAMENTO CAPILAR?

Muitos de vocês já ouviram falar da Intradermoterapia capilar, não é mesmo?

A Intradermoterapia, também conhecida como mesoterapia capilar, é um tratamento que são aplicadas microinjeções no couro cabeludo para administrar medicamentos, ativos e suplementos importantes para o metabolismo do folículo piloso, acelerando o crescimento e fortalecimento dos fios.

Resolvi escrever sobre o tema para responder às perguntas que muitas pessoas me fazem sobre o tema.

1 – O que é aplicado durante a intradermoterapia? Dói?

Ao realizar a microinjeção no couro cabeludo, são administradas várias substâncias, como medicamentos (minoxidil, corticoides, finasterida, etc.), ativos e suplementos (antioxidantes, anti-inflamatórios, estimuladores de colágeno, vitaminas e minerais importantes para o cabelo).

Da mesma forma que existem medicamentos via oral ou tópica, temos também as ampolas injetáveis, que no caso da mesoterapia capilar, são aplicadas na camada mais profunda da pele (a derme).

O médico avaliará qual a melhor combinação para o paciente, pois é individual. Várias dessas substâncias têm contraindicações e precauções quanto ao seu uso que devem ser criteriosamente levadas em consideração.

Por ser uma injeção, mesmo com uma agulha bem fininha, o procedimento não é algo muito gostoso. Dor é muito subjetivo e cada um tem um limiar diferente para dor, então não há um consenso. Há pessoas que dizem ser tranquilo, outras relatam ser desconfortável, outras falam que é uma dor suportável e, durante todos esses anos em que tenho atendido pessoas com problema capilar todos os dias, tive apenas 2 casos de pacientes que não conseguiram levar adiante por sentirem muita dor.

2 – Quais os benefícios e resultados das injeções no couro cabeludo? Por que são importantes?

Com a mini agulha, conseguimos perfurar a camada superficial da pele (epiderme) e administrar os ativos na camada mais profunda (derme superficial e profunda), onde se localiza o bulbo e bulge do folículo piloso. Essas estruturas são importantes, pois são regiões que estão as células-tronco do folículo piloso e, portanto, é uma área metabolicamente muito ativa, ou seja, região de replicação e diferenciação intensa das células que formarão o fio de cabelo.

Você sabia que, quando aplicamos a loção capilar na superfície do couro cabeludo, não conseguimos uma absorção de 100% das substâncias ali presentes até as camadas mais profundas da pele? Se tiver muita descamação, crostas, caspa ou resíduos no couro, a absorção é ainda menor.

Neste sentido, a intradermoterapia acaba acelerando e melhorando muito o  resultado se comparado aqueles que usam apenas a loção, pois conseguimos injetar as substâncias diretamente nas estruturas mais importantes do folículo piloso.

3- Tenho um problema capilar. Preciso fazer intradermoterapia?

Alguns profissionais indicam a intradermoterapia para praticamente todos os pacientes, mas sinceramente, não é todo mundo que precisa.

Fico muito satisfeita quando o paciente retorna após 2 meses de tratamento com um resultado tão bom que não é necessário fazer nenhum tipo de procedimento.

Para mim, Menos é Mais, e sempre me coloco no lugar do paciente ao propor qualquer tipo de tratamento. Dependendo do estágio e da intensidade do problema, o tratamento clínico (realizado em casa) é mais do que o suficiente.

O diagnóstico correto direciona para um tratamento mais específico para correção da causa do problema. E sempre digo:

Fazer prevenção e um check-up com um especialista em cabelos o quanto antes é a melhor opção!

Tem mais alguma dúvida? Escreva em nosso insta @folyic_tratamento_capilar. Voltarei a este assunto em breve com vocês!


Caso conheça alguém que ficaria feliz em saber que esse programa existe e poderia ajudá-lo de alguma forma, compartilhe!

www.folyic.com.br

Instagram: @folyic_tratamento_capilar

Facebook: Folyic Tratamento Capilar