Estilo de Vida

5 HÁBITOS QUE FAVORECEM O TRATAMENTO CAPILAR

06/06/2019 por Drª Anaflávia Oliveira

foliyc-blog-habitos-favorecem-tratamento-capilar
foliyc-blog-habitos-favorecem-tratamento-capilar

06/06/2019

5 HÁBITOS QUE FAVORECEM O TRATAMENTO CAPILAR

por Drª Anaflávia Oliveira

0

NOSSOS HÁBITOS E COMPORTAMENTOS INTERFEREM NO EQUILÍBRIO SOS SISTEMAS DO ORGANISMO

Quando há desequilíbrio (excesso ou deficiência) em qualquer nível da saúde, seja ela física, mental ou emocional, há alteração também das citocinas, neurotransmissores e hormônios envolvidos em cada etapa do ciclo capilar (crescimento, repouso e queda). A maioria tem uma relação íntima com o processo inflamatório que pode ou não ser percebido pelo paciente, mas que podemos ver com frequência na tricoscopia ou mesmo durante o exame físico do couro cabeludo através do olhar, toque e palpação.

Em resumo, os fios começam a ter dificuldade para começar um novo ciclo (crescer), para se desenvolver de forma saudável (nascem fios mais fracos, finos ou frágeis) e tendem a cair precocemente (caem muitos fios pequenos).

Veja a quantidade de substâncias envolvidas em cada etapa do ciclo capilar.

foliyc-blog-habitos-favorecem-tratamento-capilar
foliyc-blog-habitos-favorecem-tratamento-capilar

Imagens: The Human Hair Follicle, a bistable organ? – Dr Bruno Bernard.

O folículo piloso é uma estrutura muito complexa e está integrada a diversos sistemas do organismo, principalmente o hormonal, imunológico e neurológico. Há uma ciência que se chama psiconeuroimunoendocrinologia (amo estudar este assunto correlacionando sempre com os problemas capilares) que justamente estuda a inter-relação de todos esses sistemas que estão intimamente integrados.

E você sabe o que mais interfere no equilíbrio desses sistemas? Nossos hábitos e comportamentos!

Veja 5 hábitos que favorecem a resposta do tratamento capilar

1. Alimentação equilibrada

Ao retirar os alimentos que estão te prejudicando e aumentar os nutrientes que estão em deficiência no seu organismo favorecem sua saúde! Isso é muito individual e deve ser avaliado com bastante critério pelo profissional e também pelo próprio paciente, percebendo como fica o corpo quando comemos determinados tipos de alimentos. Infelizmente, é comum as pessoas falarem que nunca correlacionaram os sinais e sintomas que apresentam com os alimentos.

2. Sono reparador

Significa dormir a quantidade de horas que você percebe que te descansa e te deixa bem para seguir o dia seguinte e ter um sono com qualidade, ou seja, não ter um sono fragmentado (aquele que você acorda várias vezes durante à noite) ou parece dormir acordado.

Fico um tanto assustada quando as pessoas acham ser normal e se acomodam pelo fato de não dormirem bem. Ter períodos de noites mal dormidas por estar passando por uma fase mais difícil é compreensível e até esperado, mas passar anos e anos dessa forma, não. Aprender os hábitos que favorecem um sono reparador e utilizar recursos mais naturais podem fazer a diferença.

3. Movimentar o corpo

Nosso corpo necessita de estímulo para gerar energia e ter performance metabólica. Precisamos de algum tipo de movimento, seja ele uma caminhada, natação, dança, yoga, musculação e etc. O tipo de exercício depende muito do objetivo e resultado que se quer alcançar. Mas, de forma geral, o mais importante é colocar o corpo em movimento. Para quem não tem aquela paixão na veia de praticar exercícios físicos vigorosos (assim como eu), oriento sempre começar por alguma atividade que te traga prazer ou bem estar. Eu, como amo a natureza, a melhor forma que encontrei  foi caminhar nos parques, praia e fazer trilhas. Gosto também de fazer pilates e alongamento no dia a dia.

4. Acalmar a mente

Nutrir a alma. Vivemos em um mundo muito acelerado em que as coisas estão acontecendo muito rapidamente. Assustamos quando percebemos que a semana já passou, estamos no meio do ano, já está chegando o natal e que não fizemos tudo que tínhamos para fazer. Não tivemos tempo de sentir, refletir por tudo que passamos ou queremos de verdade… Somos levados… Isso é algo realmente perigoso para nossa saúde. Pausas são necessárias. Aprender a desacelerar os pensamentos é algo que todo mundo deveria dominar e não deixar ser dominado pelos pensamentos e preocupações excessivas. Sinto que as pessoas estão perdendo a fé e confiança na vida. Tentam o controle de tudo e de todos. Mera ilusão! Doce ilusão!

O que você tem feito para melhorar sua saúde mental e emocional?

Já buscou algum recurso ou ajuda?

Cada um tem sua forma e caminho para alcançar seu estado de paz interior. Respire profundamente, perceba seu corpo e suas sensações e comece a conversar com você mesmo. Aprenda fazer as perguntas certas e as respostas surgirão de você mesmo. Não é fora, é dentro.

O que realmente importante para mim?

O que preciso fazer para melhorar o que não está legal?

5. Confiança e disciplina no tratamento

Em alguns casos, o paciente começa a ficar resistente a seguir as orientações por não acreditar que isto ou aquilo tem importância ou por transferir completamente a responsabilidade de sua melhora e do resultado só para o profissional. Geralmente, isso é um padrão da vida da pessoa que a acompanha em todas as áreas de sua vida e é a forma como ela reage às situações e pessoas. Parece “insignificante” essa questão, mas por trás dela se escondem muitas crenças negativas que moram no inconsciente das pessoas. Crenças se tornam pensamentos que juntamente com os sentimentos se transformam em atitudes, comportamentos e hábitos que regem nossa vida.

Admiro pacientes que chegam até mim com esta clareza de que são os verdadeiros responsáveis pela sua melhora e já perceberam que mudanças são necessárias. Assim, a pergunta muda: “Dra, o que posso fazer? Como sair desse ciclo que me acompanha há tempos?”. É lindo ver as mudanças positivas!

É muito gratificante, pois a pessoa vem para melhorar o cabelo e melhora sua saúde como um todo. Entendem o médico como alguém que vai avaliar o que não está indo bem, o que precisa ser corrigido e o que fazer para melhorar.

Meu trabalho é ligar os pontos… Juntar as informações e fatos para entender a essência do problema, pensar nas prioridades e orientar os recursos que temos para se alcançar o resultado desejado.

Espero que tenham gostado e até a próxima 🙂

Caso conheça alguém que ficaria feliz em saber mais sobre essas questões, compartilhe!

www.folyic.com.br

Instagram: @folyic_tratamento_capilar

Facebook: Folyic Tratamento Capilar