Saúde do couro cabeludo

TIPOS, PECULIARIDADES E BENEFÍCIOS DO LASER NO TRATAMENTO CAPILAR

21/06/2019 por Drª Anaflávia Oliveira

Benefícios do laser no Tratamento Capilar - Blog FOLYIC - Tricologistas em São Paulo
Benefícios do laser no Tratamento Capilar - Blog FOLYIC - Tricologistas em São Paulo

21/06/2019

TIPOS, PECULIARIDADES E BENEFÍCIOS DO LASER NO TRATAMENTO CAPILAR

por Drª Anaflávia Oliveira

0

O LASER NO TRATAMENTO CAPILAR FUNCIONA? O QUE ESPERAR? CONHEÇA OS TIPOS, AS PECULIARIDADES E OS BENEFÍCIOS E DO LASER CAPILAR!

Recurso muito utilizado como coadjuvante no tratamento capilar, o laser Low Laser Light Therapy (LLLT) funciona e pode trazer excelentes resultados quando bem indicado e realizado com um aparelho com uma boa potência e aplicado da forma correta no couro cabeludo.

É comum o paciente já chegar no consultório contando ter feito alguns tratamentos prévios com laser, mas que não gostou, pois não percebeu diferença.

“Dra., já fiz o laser no couro cabeludo, mas não funcionou”. Onde está o problema?

A literatura demonstra e comprova inúmeros benefícios do laser capilar vermelho e infravermelho na fisiologia do folículo piloso e consequentemente no crescimento dos fios e redução da inflamação no couro cabeludo já citados no texto LASER CAPILAR FUNCIONA, da terapeuta capilar Magdalena Rios.

Então, por que alguns pacientes não percebem a melhora? Há muitos fatores e variáveis envolvidos, por isso citarei alguns aqui abaixo.

1- Qual laser foi utilizado? Qual a sua potência? Qual foi o tempo de aplicação? Se o laser em questão tiver uma potência baixa, a energia que ele entregará por ponto será muito menor, e por consequência, menor será seu efeito.

2- Se o profissional não fez bons cursos e não domina a técnica correta de aplicação do laser, a energia entregue as células foliculares e queratinócitos também será menor ou inadequada. O bom terapeuta capilar ou tricologista saberá todas as nuances e detalhes envolvidos ao realizar o tratamento com laser. Quem está sendo tratado pode achar simples a aplicação, mas há muitos detalhes que, se não forem levados em consideração, prejudicarão o resultado.

3- Quais outros recursos e ativos são utilizados nas sessões de laser? Contamos hoje com técnicas que trazem uma sinergia entre si, ou seja, são capazes de potencializar os resultados do laser. Dentre eles estão ativos fitoterápicos, óleos essenciais, alta frequência, drenagem do couro cabeludo, massagem que libera a tensão miofascial estimulando a circulação do couro cabeludo, levando o maior aporte de oxigênio e nutrientes às células do folículo piloso, dentre outros. E aí, há outra discussão: “Qual o preço do laser no cabelo?“. O valor de qualquer tratamento depende de muuuuitas variáveis. Quais critérios você está utilizando para definir onde fará o laser? Em tempos como esses, conhecimento e sabedoria são cruciais para que o bom senso prevaleça, tanto para o profissional quanto para o cliente.

4- O tratamento com laser no couro cabeludo também pode não funcionar se não for corrigida a causa da queda ou rarefação do cabelo. Ou seja, o paciente pode até perceber uma leve melhora inicial, mas depois volta a ter problemas novamente. O cabelo volta a cair, a inflamação ou irritação do couro cabeludo volta e parece não haver qualquer ganho no volume do cabelo. Enquanto, não for corrigida a causa, altos e baixos são muito frequentes e causam muita angústia aos pacientes. Neste caso, o problema não está no laser.

5- O paciente está fazendo monoterapia, ou seja, fazendo o laser capilar como único tratamento. Vai funcionar? Na maior parte das vezes, sim, e estudos demonstram este fato. Mas, a questão é – Será que é o suficiente? Se estiver fazendo o tratamento via oral e tópica em casa, com certeza o resultado será melhor e mais rápido. Não canso de falar que o resultado depende muito do diagnóstico, duração e intensidade do problema, correção da causa e tratamentos específicos. É tudo muito individual, pois o que você precisa é diferente do que o outro precisa, mesmo tendo o mesmo diagnóstico.

Enfim, percebo que os resultados obtidos com laser capilar são muito variados. Há pacientes com excelentes resultados com o laser, e outros nem tanto. Difícil julgar e avaliar sem entender os reais motivos e causas do tratamento não ter ido como o esperado em determinadas situações. Cabe ao profissional estar atento ao propor uma estratégia de tratamento e investigar o real motivo quando não tem o resultado que espera.

Ainda não conhece o Laser Capilar utilizado nas patologias do couro cabeludo?

Veja abaixo as principais indicações, benefícios e mecanismo de ação do laser quando aplicado no couro cabeludo:

Indicações do Laser Capilar (vermelho/infravermelho)

Pode ser usado em diversas situações:

  • Alopecias em geral
  • Dermatite Seborreia
  • Seborreia
  • Caspa
  • Pós Transplante Capilar

Benefícios do Laser no Tratamento Capilar:

Este tipo de laser é diferente daqueles que muitos estão acostumados, os ablativos, que são dolorosos. Este é Low Laser (LLLT), que entrega calor (energia) sem ser invasivo.

  • Técnica Não Invasiva (# diferente do laser ablativo que dói)
  • Técnica Indolor
  • Pequeno aumento na temperatura local (laser frio)
  • Acelera a cicatrização
  • Redução da dor e prurido
  • Redução da sensibilidade/desconforto
  • Melhora da inflamação tecidual
  • Auxilia na redução do edema

Por que o Laser Capilar funciona e traz benefícios? Entenda o mecanismo de ação:

  • Age nos cromóforos das células, modulando suas funções (estimulando ou desacelerando o trabalho das células);
  • Estimula a produção de ATP (fornecendo energia ao folículo piloso);
  • Ativa a microcirculação Local (fornecendo mais nutrientes e oxigênio às células do bulbo);
  • Estimula produção de Colágeno (auxilia na regeneração e sustentação do folículo piloso).

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Caso conheça alguém que ficaria feliz em saber mais sobre essas questões, compartilhe!

www.folyic.com.br

Instagram: @folyic_tratamento_capilar

Facebook: Folyic Tratamento Capilar