Beleza dos fios

Como Recuperar Cabelo Danificado pela Progressiva

29/07/2019 por Drª Anaflávia Oliveira

Como recuperar cabelo danificado pela progressiva
Como recuperar cabelo danificado pela progressiva

29/07/2019

Como Recuperar Cabelo Danificado pela Progressiva

por Drª Anaflávia Oliveira

0

ABANDONOU A PROGRESSIVA? DESCUBRA COMO RECUPERAR OS FIOS DANIFICADOS!

Minhas pacientes, especialmente as que têm o cabelo cacheado ou crespo, costumam comentar frequentemente comigo: “Doutora, nem sei mais como é meu cabelo natural”. Há anos elas vêm fazendo escova progressiva, ou até chegam dizer outros nomes, mas ao confirmar o que foi usado, o resultado é a progressiva.

Algumas estão dispostas a abandonar a progressiva, mas não sabem o que fazer durante toda essa fase de transição em que a maior parte do cabelo está muito danificada e fragilizada, ao mesmo tempo que os fios que começaram a crescer sem a química estão muuuito diferentes, causando um impacto visual ruim para a paciente que já está com baixa auto-estima.

Uma situação desafiadora e angustiante em que sinto que a paciente tem muita pressa para resolver, mas o fio de cabelo tem seu tempo de crescimento, e que por mais que possamos acelerar o crescimento, a paciente vai precisar desenvolver muita paciência e fazer tratamentos para esperar esta fase passar.

Há alguns casos, principalmente crianças maiores e adolescentes passando por esta situação justamente na fase de formação de identidade/personalidade, o que pode vir a ser algo desastroso.

Por mais que seja a favor de um cabelo mais natural, com o mínimo de química ou intervenções, há casos em que a parte psicológica/emocional está tão afetada que precisamos ver alternativas durante o período de maior estresse para devolver a saúde emocional da paciente.

E nestes casos, o profissional não pode simplesmente falar “NÃO PODE FAZER NENHUM TIPO DE QUÍMICA“. É muito fácil dizer, mas quem está passando pelo processo sabe o quão doloroso é isso. Em alguns casos, precisamos pensar em outra alternativa.

Sempre me coloco no lugar do paciente e o que percebo é que nem sempre o que julgo ser “O IDEAL” a ser feito é a melhor decisão a tomar. É hora de apoiar…

Doutora, é possível tirar a progressiva? O que posso fazer para recuperar o cabelo danificado?

Cada caso é um caso, então vou dar algumas dicas e passar algumas orientações gerais. Converse com seu tricologista ou terapeuta capilar de confiança sobre o que pode ser feito.

1- Mudar os cosméticos capilares

Na maior parte das vezes, as pacientes estão usando produtos que podem agravar ainda mais essa situação, principalmente quem tem o couro cabeludo mais oleoso ou com descamações. Em outros casos, estão deixando de usar algum produto fundamental neste processo (que por sinal, é muito comum isso ocorrer). Não é simplesmente comprar a máscara mais cara.

2- Mudar a rotina de cuidados com os cabelos

Um detalhe na hora de lavar, aplicar o produto, massagear e secar pode fazer total diferença em um cabelo que está frágil e/ou danificado.

3- Tratamentos de fios com profissionais

De preferência com cabeleireiros que entendem bem a fisiologia e os cuidados com os fios ou o terapeuta capilar. É necessário avaliar os fios e entender as necessidades e as prioridades antes de indicar qualquer tipo de tratamento.

Lembre-se, não é uma simples hidratação, é um tratamento.

É necessário um planejamento e a regularidade, o que significa que não será apenas um único procedimento. E cuidado com nomes que colocam por aí… É comum falarem um nome que remete ao tratamento, mas na verdade é mais uma química ou algum produto que vai danificar ainda mais os fios.

4- Muito cuidado com a Reconstrução!!!

Não que reconstruir seja ruim, mas há várias formas (e produtos) para se realizar uma reconstrução que pode simplesmente quebrar o cabelo. Já atendi várias pacientes nesta situação, que ao fazer um tratamento de reconstrução, acabaram quebrando o cabelo, tendo inclusive que cortá-lo muito curto.

Por isso, entender sobre cosmetologia capilar, fisiologia dos fios são indispensáveis ao profissional que trabalha com cabelos. Por isso, na dúvida, não faça. Procure outro profissional, de preferência terapeuta capilar e/ou tricologista.

5- Desintoxicação capilar

Termo utilizado para recuperar o formato dos fios (retorno dos cachos e ondas) que foram modificados anteriormente por ácido glioxílico ou formol. Devolve as ondas e os cachos.

Há produtos (ex: Tioglicolato de AMP) com essa finalidade, de empresas sérias e idôneas que prezam pela ciência e a qualidade dos produtos. Não deixa de ser uma química, e por isso, não é indicado para todos os casos e existem cuidados que não podem ser subestimados.

Por isso, novamente, oriento que procurem profissionais preparados que foram treinados para tal finalidade e sigam religiosamente todas as orientações passadas.

Para quem quiser pesquisar mais sobre o assunto, deixo o link de 2 textos muito importantes. Um deles escrito pelo amigo, químico e fundador da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), dentre outros títulos, o prof. Celso Martins Jr., que tem feito um grande trabalho pela Tricologia no Brasil e no mundo.

O Liso e o Ético – Por Celso Martins Jr.

O que é Desintoxicação Capilar – Por Diego martins

Quero deixar aqui meus agradecimentos por todos vocês que comentam comigo, admiram e entendem exatamente o meu trabalho. Acredito que o conhecimento é luz. E estarei firme e forte aqui compartilhando aos poucos um pouquinho de meu conhecimento e experiência atendendo exclusivamente pessoas com algum tipo de problema capilar por todos estes anos.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Caso conheça alguém que ficaria feliz em saber mais sobre essas questões, compartilhe!

www.folyic.com.br

Instagram: @folyic_tratamento_capilar

Facebook: Folyic Tratamento Capilar