Beleza dos fios

CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRICOLOGIA 2019

30/09/2019 por Drª Anaflávia Oliveira

Congresso Internacional de Tricologia 2019 (CIT2019) - Folyic - Tratamento capilar
Congresso Internacional de Tricologia 2019 (CIT2019) - Folyic - Tratamento capilar

30/09/2019

CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRICOLOGIA 2019

por Drª Anaflávia Oliveira

0

ENCONTRO DE TRICOLOGISTAS EM SÃO PAULO

A Tricologia é a ciência que estuda os cabelos (couro cabeludo e fios) desde a anatomia até a fisiologia, bioquímica, patologias, nutrição, cosmetologia e todos os recursos terapêuticos e estéticos que envolvem o cabelo. Por isso, é multidisciplinar, e profissionais como médicos, nutricionistas, químicos, farmacêuticos, terapeutas capilares e cabeleireiros podem estudar e se especializar em alguma área da Tricologia (médica, cosmética ou estética)

Nos dias 23 e 24 de setembro, eu e minhas amigas que fazem parte da clínica participamos do CIT 2019, em que profissionais de diversas áreas da Tricologia se reúnem para trazer as últimas novidades, estudos e tendências. É uma grande oportunidade para trocar conhecimentos e experiências, encontrar amigos e fazer novas amizades! É um evento de alto nível da International Association of Trichologists (IAT), realizado pela Academia Brasileira de Tricologia (ABT).

O tema PROTEÇÃO SOLAR nos cabelos volta, com Ricardo Dagostino (farmacêutico). Assunto de extrema importância, pois muito se fala do impacto dos raios UV na pele, mas pouco se fala do couro cabeludo e dos fios. Não é que o impacto seja leve ou menor, acredito que seja pelo desconhecimento sobre o assunto.

Hoje, existe um marcador que avalia a degradação da matriz proteica com raios UV. Este é um grande passo para conseguirmos quantificar e mensurar o real impacto. 

Alguns pontos importantes:

  • A água, a umidade e o suor facilitam o caminho das espécies reativas no interior das fibras. Favorece a degradação proteica e quebras da ligação dissulfeto dos fios.
  • A poluição da água e ar que contém os hidrocarbonetos aromáticos cíclicos, são carcinogênicos. Presente na fibra acelera o processo de degradação proteica.
  • No FP (folículo piloso), os raios UV:
  • Causam danos oxidativos no DNA (mutação), citoxicidade folicular, promove apoptose de queratinócitos da matriz, aumenta a conversão de cortisona em cortisol, aumentam a expressão TGF- b2 e diminuem a expressão IGF-1. Todos esses fatores levam a uma disfunção celular, mitocondrial, mutação, diminuição do tempo da fase de crescimento e passagem precoce para a fase de queda, ou seja, os fios tendem a cair antes do programado e ainda encontram dificuldade em recomeçar um novo ciclo.

Na prática, como não há regulamentação específica ainda, as empresas utilizam os mesmos parâmetros do protetor solar cutâneo, que sabemos que não é o mais adequado, pois os parâmetros e variáveis mudam quando estamos falando de cabelo. Já existem alguns protetores solar específicos para os fios, mas ainda pouco estudados e mensurados.

VOCÊ SABIA?

O cobre presente na água e piscina catalisa a oxidação proteica causada pelos raios ultravioletas).

O quelante de cobre nos cosméticos capilares é importante para minimizar o dano oxidativo.

Não existe ainda protetor solar natural/orgânico para os cabelos. São todos sintéticos, e como sabemos, muitos com potencial de toxicidade. Cuidado adicional para quem tem a pele sensível e alérgica.

O que podemos fazer para minimizar o dano é utilizar os antioxidantes como vitamina C, Vitamina E e outros ativos hidratantes e calmantes no pós sol, mas que fique bem claro, não terá a função de fazer uma proteção solar.

OUTROS ASSUNTOS ABORDADOS:

MICROBIOMA

A importância de se aprofundar os estudos sobre o Microbioma da pele e couro cabeludo. Hoje, já temos disponível pré e probióticos (tópico e oral) para equilibrar a flora cutânea. Extremamente importantes nos tratamentos das peles acneica e alérgica. Palestra ministrada pelo químico e expert Adelino Nakano.

NATUROLOGIA

A relação da naturologia e a tricologia e a importância de uma avaliação integral da saúde de quem está passando por um problema capilar. Entendo a naturologia como linguagens diferentes para entender as causas dos desequilíbrios da saúde humana (físico/mental/emocional) com objetivo de oferecer recursos mais naturais para restabelecer a saúde. O corpo é sábio. Por vezes, um pequeno estímulo específico e adequado é o suficiente para que o próprio volte ao seu estado de equilíbrio  (homeostase). Palestra ministrada pelo Daniel Maurício, presidente da sociedade brasileira de naturologia e especialista em medicina chinesa.

INOVAÇÃO NA TRICOLOGIA 

Mesa redonda com uma discussão de alto nível sobre a indústria de cosméticos com Tatiele Katzer, Adriana Teixeira, Adelino Nakano, Décio Lopes e Cibele de Castro.

É realmente inovação ou mais do mesmo? 

Novos ingredientes e novos materiais envolvem legislação e toxicologia. 

Sintético não significa que é ruim e natural não significa que seja sustentável também. Há um emaranhado de mitos e crenças e muitas associações equivocadas neste tema. 

Natureza & Ciência – Podem e devem caminhar juntas!

Enfim, sobre tendências que crescem na indústria dos cosméticos:  produtos minimalistas, multifuncionais, ingredientes naturais e livre de tóxicos. Este movimento começou com alguns grupos que buscaram conhecimento e foi ganhando voz, crescendo exponencialmente e agora vem modificando inclusive o “mercado dito tradicional”.

A conscientização do consumidor e à democratização da informação hoje tem o poder de mudar o mercado. É algo realmente transformador e democrático.

No próximo texto, falarei sobre os outros temas abordados. Fiquem ligados e compartilhem com quem possa se interessar pelo assunto. Em tempos de informação rasa e fake news, precisamos fortalecer quem faz um trabalho sério.

Publiquei alguns posts de algumas palestras no feed do instagram @folyic.tricologia.natural, em CIT 2019 (palestras).

FOLYIC NO CONGRESSO – FOTOS


A Dra. Aline Pucci foi convidada para ser conselheira da Academia Brasileira de Tricologia (ABT). A Dra Aline faz parte da nossa equipe médica, e seu currículo está no site www.folyic.com.br

A Magdalena Rios junto com Eduardo Motta levaram outro trabalho este ano sobre os benefícios e resultados do tratamento combinado Laser Vermelho LLLT com microagulhamento em pacientes com Alopecia Androgenética.

Encontro com a minha amiga e super competente Sandra Assis da Clínica Capilar Alto Stima em Goiânia e com a Adriana Bringel da clínica Prime Hair em Rio Verde-GO.

Foto na mesa com todas nós reunidas com o presidente e vice-presidente (e amigos) da ABT, Ademir Leite Jr e Celso Martins.

Caso conheça alguém que ficaria feliz em saber mais sobre essas questões, compartilhe!

www.folyic.com.br

Instagram: @folyic.tricologia.natural

Facebook: Folyic Tratamento Capilar