COMO O SILÍCIO ORGÂNICO ATUA NA SAÚDE DOS FIOS
Termos como “Beleza em cápsula”, “Pílula da beleza”, “Antienvelhecimento oral” são, provavelmente, familiares para você. A chegada dos cosmecêuticos (cosméticos que trabalham como medicamentos) é promissora; têm sido consagrados como grandes aliados nos tratamentos dermatológicos. A esperança da beleza está agora depositada em cápsulas.
São muitos os cosmecêuticos disponíveis hoje para auxiliar nos tratamentos voltados para rejuvenescimento, fortalecimento e reestruturação de cabelos e unhas. O silício é, sem dúvida, um dos preferidos e mais utilizados. É um mineral extremamente importante na estruturação de vários tecidos do corpo humano.
Durante o processo de envelhecimento e com a exposição ao sol, nossa pele perde um de seus componentes mais importantes, o colágeno. Com a sua degradação, as fibras colagênicas ficam cada vez mais distantes uma das outras levando as consequências abaixo:
CONSEQUÊNCIAS DA DIMINUIÇÃO E DEGRADAÇÃO DO COLÁGENO
- Enfraquecimento dos cabelos e das unhas
- Flacidez cutânea
- Formação de rugas e linhas finas, que são as falhas entre essas fibras.
FUNÇÕES DO SILÍCIO NA PELE E COURO CABELUDO (FOLÍCULO PILOSO)
- Aumento da síntese de colágeno – Menos rugas e pele mais saudável
- Aumento da síntese de elastina – Maior firmeza.
- Estabilização de glicosaminoglicanos – Maior sustentação
- Recuperação dos tecidos danificados
- Regeneração das fibras colagênicas – Melhor cicatrização
- Restauração e manutenção da hidratação cutânea
- Melhor qualidade da derme, incluindo o folículo.
Todos estes processos acima são importantes para manter a derme, e outros tecidos do corpo humano, bem estruturados.
BENEFÍCIOS DO SILÍCIO NO CABELO E COURO CABELUDO
No cabelo e na unha, por exemplo, o silício também tem grande importância estrutural, visto que através do estímulo da síntese de colágeno, ocorre um aumento da síntese e a compactação de queratina.
Estudos que avaliaram a morfologia e as propriedades tensoras dos fios em mulheres que fizeram suplementação com silício orgânico em cápsulas, revelaram alguns benefícios quanto ao seu uso:
- Maior flexibilidade dos fios
- Aumento da resistência dos fios
- Aumenta dos nutrientes do folículo capilar
- Maior formação de queratina
- Diminuição da fragilidade das unhas
- Aumento da força e brilho nas unhas
- Maior proteção ao ataque dos radicais livres e à exposição dos raios UV
A seta demonstrando as camadas do tecido conectivo (colágeno) que são responsáveis por aderir o folículo piloso à derme dando maior sustenção e resistência ao pelo.
SILÍCIO NOS ALIMENTOS
O silício pode ser encontrado em alguns alimentos, como a aveia, porém não na forma ideal para ser absorvido pelo nosso intestino. Além disso, nossa capacidade de absorção deste mineral reduz consideravelmente com a idade, e por essa razão a prescrição de silício passou a ser estudada e utilizada, proporcionando inúmeros benefícios á saúde.
OUTROS BENEFÍCIOS
- Importante no processo de formação dos ossos. Previne ocorrência de osteoporose.
- Tem benefícios nas doenças cardiovasculares, como hipertensão e aterosclerose. Mantém as artérias flexíveis.
- Ajuda manter a firmeza, elasticidade e tonicidade da pele. Auxilia no combate ao envelhecimento cutâneo prematuro.
- Estimula a síntese das fibras de sustentação da pele, atuando diretamente sobre o metabolismo celular.
- Tem efeito protetor sobre as células cutâneas, tornando-as mais resistentes ao ataque dos radicais livres e à exposição dos raios UV.
- Auxilia na retenção de moléculas de água sobre a pele.
CONCLUSÃO
Alguns estudos mostraram que a reposição do silício promove recuperação satisfatória dos tecidos danificados. O silício orgânico possui uma ótima atividade biológica e metabólica. Os benefícios principais incluem: aumento da síntese do colágeno, devolvendo a firmeza da pele; e restauração e manutenção da hidratação cutânea. A regeneração das fibras colagênicas e ativação de vias de colágeno pelo silício resulta em uma estrutura densa de colágeno dérmico e aumento na qualidade da pele.
Esta substância deve ser tomada com acompanhamento médico (a indicação médica é imprescindível), que vai determinar a melhor forma de reposição, sem a inconveniência de tolerância e sem sofrer acumulação. Pode ser utilizado com diferentes moléculas estabilizadoras, de forma isolada ou combinada, a depender de cada caso. Em geral orienta-se o uso por período mínimo por 3 meses, quando então começam a ser visíveis os benefícios. Converse com seu dermatologista e conheça melhor as vantagens da reposição desse mineral.
Referências Bibliograficas:
– Aguilar, F.; et al. Choline-stabilised orthosilicic acid added for nutritional purposes to food supplements. The EFSA Journal, v.948, p. 1-23, 2009.
– Informativo Galena