COMO USAR OS ATIVOS PODEROSOS
Como prometido na matéria “Progressiva faz mal ao cabelo?”, eu trouxe um pouco mais de ativos para tratar as madeixas danificadas. Mas, prestem bem atenção: É para CABELOS DANIFICADOS, pois se o seu cabelo estiver natural, saudável, não passou por nenhum tipo de química, ou se são muito finos ou crespos, alguns ativos podem pesar no cabelo e/ou deixá-los muito oleosos.
Dica 1: Alterne sempre entre produtos de reconstrução, regeneração e hidratação.
Dica 2: Mesmo que tenha os cabelos danificados, cuidado com o uso excessivo de aminoácidos e proteínas no cabelo, pois eles enrijecem a fibra tornando o cabelo quebradiço.
Hoje, a tecnologia nos proporciona ter o cabelo que quisermos, não é mesmo? Mudamos a cor e a forma dos nossos fios, essas mudanças podem causar danos até mesmo irreversíveis, mas a tecnologia também nos ajuda a diminuir esses riscos.
Esta matéria tem por objetivo trazer ativos que recuperam e protegem os cabelos contra os danos, colocarei o INCI NAME de cada um, pois esta é a forma de identificação nos produtos.
1- PROTEÍNAS, PEPTÍDEOS E AMINOÁCIDOS
Normalmente, as queratinas e os aminoácidos são obtidos a partir de cabelos humanos, lã e chifres de animais. São considerados os mais eficientes por serem obtidos de fonte animal. Uma outra fonte de proteínas e aminoácidos são os de origem vegetal (quinoa, linho, trigo e soja).
No mercado existem Blends de produtos que possuem uma mistura de aminoácidos e proteínas, como o Prodew®500 (Blend de aminoácidos de origem animal), o Fision®VK (Blend de aminoácidos de origem vegetal) e assim por diante.
Funções das proteínas, peptídeos e aminoácidos nos cabelos:
- Reparação
- Regeneração
- Fortalecimento
Exemplos de ativos reconstrutores e fortalecedores:
- Queratina hidrolisada (Hydrolyzed Keratin)
- Queratina quaternizada (Quaternium – 79 Hydrolyzed Keratin)
- Aminoácidos da queratina (Arginine, Aspartic Acid, Glycine, Alanine, Serine, Proline, Valine, Threonine, Isoleucine, Histidine, Phenylalanine)
- Proteína Hidrolizada da Quinoa (Hydrolyzed Quinoa Protein)
- Proteína Hidrolizada do Linho (Hydrolyzed Flax Protein)
- Aminoácidos do Trigo (Wheat Amino Acids)
- Aminoácidos da Soja (Soy Amino Acids)
2- NANOPARTÍCULAS E LIPOSSOMAS CATIÔNICOS
-Funções dos ativos com carga positiva (catiônicos) nos cabelos:
- Reparadores
- Condicionantes
– Exemplos de Ativos Condicionante e Reparadores:
- Nanopartícula (Seriseal®) : proteína natural obtida do casulo do bicho da seda, funciona como um adesivo para as escamas da cutícula, alinhando-as.
- Lipossomos catiônicos (Nano Lipobelle S100/PA e Vecorexin® Protective): são como vesículas carregadas com carga positiva, que tem alta afinidade pela fibra capilar, e que dentro delas há ativos tais como Panthenol, Vitamina E, Aldenide®, Óleo de calêndula, Extrato de Noz, Extrato de Camomila, Metoxicinamato de etilhexila.
3- BLENDS DE PRODUTOS COM AÇÃO RECONSTRUTORA E REPARADORA
- Luna Matrix®System: atua repondo massa e regenerando a fibra, é uma mistura de tensoativos, silicones, aminoácidos, polímeros, promete maciez, brilho e força aos fios.
- Bio-Restore®: composto de aminoácidos e silicones que preenchem os danos da fibra, melhorando a penteabilidade, maciez, brilho.
- Kerafilm®: mistura de proteínas e polímeros, também se aderem às superfícies danificadas, dando força, brilho e maciez.
4- EXTRATOS, ÓLEOS E MANTEIGAS VEGETAIS
Os extratos vegetais podem ser intensificadores da cor, pois, fornecem brilho, condicionamento e maciez. Um extrato muito útil para cabelos danificados é o Tamariliz (Tamarindus indica Fruit Extract), doador de brilho, maciez e redução de volume.
Os óleos e as manteigas vegetais são multifuncionais, por isso em um bom produto para cabelos danificados encontramos mais de um tipo.
Exemplos de extratos, óleos e manteigas vegetais:
- Óleo de Pracaxi (Pentaclethra macroloba seed oil): brilho e maciez
- Óleo de Moringa (Moringa Oleifera): hidratante e emoliente
- Óleo de Batan (Ojon Elaeis Oleifera Kernel Oil): doador de brilho, emoliente, filmógeno e proteção da fibra
- Manteiga de Cupuaçú (Theobroma Grandflorum Seed Butter): brilho, maciez, hidratação e proteção.
- Manteiga de murumuru (Astrocaryum Murumuru Seed Butter)
- Tamariliz (Tamarindus indica Fruit Extract): doador de brilho, maciez e redução de volume.
5- PROTEÇÃO UV (ULTRAVIOLETA)
São os filtros solares específicos para a fibra capilar, protegem contra a degradação do triptofano, que é um aminoácido encontrado no fio e serve como marcador dos danos causados pela radiação UV.
Exemplos de protetor solar utilizados nos produtos capilares:
- Cinnamidopropyltrimonium Chlorine
- Quaternium-95
- Propanediol.
6-POLIQUARTÉNIOS, SILICONES E ÉSTERES
São ativos de condicionamento que conferem maciez, penteabilidade, brilho, proteção, lubrificação. Como exemplos de poliquarténios têm o Polyquartenium – 10 (penteabilidade e maciez), Polyquartenium-5 (condicionamento e lubrificação), Polyquartenium – 47 (desembaraço e condicionamento).
Os silicones são amplamente utilizados em xampus, condicionadores, máscaras e leave-in,. Os mais comuns são amodimethicone (maciez, brilho e condicionamento), Cyclopentasiloxane (and) Dimethicone (reparador de pontas), Aminopropyl Phenyl Trimethicone e Phenyl Trimethicone (brilho), além de várias associações de Silicones com componentes catiônicos, promovendo reparação, condicionamento, brilho, normalmente nas formulações é usado uma mistura de silicones.
Os ésteres dão brilho e sedosidade aos fios, como exemplo tem o Propanediol Caprylate.
Estes ativos são encontrados tanto em produtos de prateleira como em produtos profissionais, alguns são bem caros, por isso aparece em importados ou em salões, então para um tratamento efetivo vale à pena alternar os cuidados em casa com cuidados no salão, terapeutas capilares e tricologistas.
Em breve, falaremos mais um pouco de silicones desvendando alguns mitos ditos por aí. Eles contém em sua estrutura o silício, não interferem na respirabilidade da pele e são biodegradáveis.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
- Corrêa, Marcos Antonio. Cosmetologia Ciência e Técnica. 1 ed. Ed. Medfarma. São Paulo, 2012.
- Halal, John. Dicionário de ingredientes de produtos para cuidados com o cabelo. Ed. Senac. São Paulo, 2010.
- Halal, John. Tricologia e a Química Cosmética Capilar. 5 ed. Ed. Cengage Learning. São Paulo, 2015.
- Garcia, Ricardo D’Agostino. Ativos Capilares, material disponível para as Pós Graduação em Tricologia Cosmética, Faculdades Oswaldo Cruz, São Paulo, 2016.