Oi gente!
Hoje quero falar rapidamente com vocês sobre estes compostos orgânicos (ativos) e quais são as influências dos mesmos nos cabelos 😉
Todo mundo sabe que eu leio uma série de blogs, revistas e sites de beleza e notícias científicas, no intuito de sempre trazer novidades… E dentre essas pesquisas eu vi algo falando sobre o uso do Dexpantenol (Pró-Vitamina B5) nos cabelos. Achei coisas bem interessantes e resolvi colocar aqui algumas dicas para que vocês realmente saibam o que estão colocando nos cabelos, ta? Segue abaixo.
FUNÇÃO DA VITAMINA B5 NOS CABELOS
1. Nos FIOS: A haste capilar (fio) é um tecido morto, porém a ação do pantenol no fio de cabelo ocorre pelo fato dele absorver água do meio ambiente e faz essa retenção nos fios de cabelos. Eles ficam “inchados” ou saturados de água e por isso ficam mais espessos. Além de ficarem mais macios, hidratados e com maior elasticidade. Dependendo da gravidade do dano à fibra capilar, é necessário associar outros ativos e tecnologias.
2. No COURO CABELUDO: Na pele viva (couro), ele atua nas reações celulares fazendo a conversão do açúcar ingerido em energia para as células do folículo piloso após sua metabolização em ácido pantoténico (B5). Isso contribui aumentando a velocidade do crescimento dos fios e melhorando a qualidade dos mesmos.
A Vitamina B5 pode ser encontrada na forma de Pantenol nos cosméticos, mas também pode ser encontrada na natureza em maiores concentrações no salmão, fígado e levedura e, em menores concentrações na maioria dos vegetais.
Cuidar dos cabelos não é uma tarefa fácil e saibam que não existem milagres!
Portanto, desconfiem de tudo e sempre busquem mais informações para manter seus cabelos saudáveis e mais fáceis de lidar!
Um beijo da Amanda 😉
Referências Bibliográficas:
- Guia de produtos Cosméticos, Bezerra, 2003.
- Hidratação dos cabelos – Parte 1