A TRICOLOGIA E O CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRICOLOGIA E CIÊNCIA COSMÉTICA (IAT)
Este mês de outubro, aconteceu o IV Congresso Internacional de Tricologia e Ciência Cosmética em São Paulo realizado pela International of Association of Trichologists (IAT) e organizado pela Academia Brasileira de Tricologia (ABT). Alguns pacientes da clínica, vendo nossa movimentação e animação para os preparativos do congresso, me perguntavam se havia alguma novidade nos tratamentos capilares e, pensando nisso, resolvi escrever alguns textos para mostrar um pouco para vocês sobre o que foi abordado nesses 4 dias intensos.
No pré-congresso, a Dra. Aline Pucci, médica que atua junto comigo aqui na clínica Folyic, ministrou a palestra “Tendências, Novidades e Protocolos na Prática da Tricologia Médica”. Fazendo uma revisão dos artigos mais atuais que foram publicados este ano 2017, ela comentou sobre as novidades e tendências das principais patologias do couro cabeludo.
Sobre a Alopecia Frontal Fibrosante: Um tipo de alopecia cicatricial (que destrói os folículos pilosos) que está se tornando cada vez mais comum e acomete principalmente as mulheres menopausadas, mas ocorre também em homens e jovens. É um tipo de alopecia que pode ser confundida com a calvície comum por ter uma apresentação semelhante, sem contar que uma pessoa pode apresentar as duas patologias ao mesmo tempo. Houve uma suspeita de uma possível associação da doença com o uso de cosméticos em geral (particularmente os hidratantes e protetor solar).
Embora não haja provas que comprovem essa relação ainda, é algo que não podemos subestimar em nossos atendimentos. E por isso, nossas prescrições e indicações de produtos prezam por ativos, veículos e formulações mais naturais. Entramos em contato com uma grande quantidade de cosméticos por dia que levam a um efeito acumulativo na pele. É sabido que muitas substâncias presentes nestes produtos são tóxicas para o organismo por serem potencialmente irritativas, alérgicas ou cancerígenas. Falei um pouco sobre disruptores endócrinos presentes nos cosméticos em uma de minhas palestras. Em outro texto, voltarei a falar desse tema com vocês.
Então, isso significa que não se deve utilizar esses produtos? Não! Há muitas marcas nacionais e internacionais que produzem produtos livres desses componentes, porém são mais caros que os tradicionais e não é todo mundo que consegue ainda ter acesso. Levamos isso em consideração também em nossos atendimentos quando o paciente relata e pede por produtos com melhor custo-benefício. Esse mercado está em franca expansão e talvez, em um futuro próximo, os preços estarão mais acessíveis. De qualquer forma, prevenir é melhor que remediar, não é mesmo?
Sobre a intradermoterapia (mesoterapia) em alopecia androgenética (calvície): Outro assunto abordado pela Dra. Aline Pucci. O que me chamou mais atenção foi o fato de algumas sessões realizadas com um intervalo de tempo maior apresentarem também bons resultados. Sabem o que isso significa? Que em alguns casos (após avaliação médica), não é necessário o paciente fazer aquela quantidade imensa de sessões e fechar um pacote extenso que muitas vezes fica bastante oneroso.
E teve outras patologias abordadas, como a alopecia permanente em pacientes pós-quimioterapia, tratamentos com os biológicos na alopecia areata e os melhores antifúngicos no tratamento de tinha do couro cabeludo (micose).
Outro destaque que tivemos no congresso, foi a PREMIAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR do trabalho científico realizado pela nossa equipe de Terapia Capilar, a Magdalena Rios e o Eduardo Motta, com o tema “O Benefício do Roller de 0,5mm no Tratamento da Alopecia Androgenética Masculina”. Parabenizo esses dois profissionais que, com muita competência e dedicação, ganharam esse prêmio em um total de 19 trabalhos apresentados no congresso. Não é nada fácil realizar um estudo e, muito menos, ficar em primeiro lugar diante de tantos trabalhos bons.
- Para quem quiser saber o que é esse tratamento, a Magdalena Rios escreveu um texto que explica em detalhes.
Em um outro momento, vou comentar sobre outro estudo premiado que achei muito interessante e tenho certeza de que vão gostar de saber. Quero também escrever sobre outras palestras muito interessantes e que só confirmaram que estamos no caminho certo em abordar os pacientes com problemas capilares de forma integral.
Cuidar do cabelo é cuidar da saúde. Nisso que acreditamos e realizamos! 😉
Agradeço imensamente o carinho que recebi de muitos profissionais no congresso. Feliz por perceber que as pessoas se importam, sim, com um trabalho bem feito e realizado com amor. Infelizmente, como ocorre em todas as áreas, a Tricologia também tem seus “cases” por aí que nos frustram e nos deixam indignados. Mas acredito que a maioria tem consciência de quando algo não “cheira” bem e já sabe separar o joio do trigo. Por isso, procure sempre um profissional que realmente saiba o que está fazendo e que cuida de você.
Quer conhecer mais sobre os tratamentos capilares realizados pela nossa equipe multidisciplinar na Clínica Folyic?
- Acesse www.folyic.com.br ou ligue para (11) 2769-1796 / 96919-0354.